28 de outubro de 2017

Rádio Popular-Boavista procura novo reforço depois de Sola ter sido suspenso por suspeita de doping

(Fotografia: Caja Rural)
Aos 25 anos, Manuel Sola preparava-se para reforçar a Rádio Popular-Boavista em 2018. O espanhol seria um dos dois ciclistas que a equipa portuguesa iria buscar à Caja Rural. No passado dia 17 foi anunciada a contratação de Sola e de Óscar Pelegrí. No entanto, a do primeiro ficou sem efeito quando a formação teve conhecimento do teste anti-doping positivo do corredor e que levou a federação espanhola a suspendê-lo.

Segundo o site Ciclo21, Manuel Sola deu positivo por testosterona e encontra-se suspenso desde 4 de Outubro. A amostra foi recolhida durante a Volta a Navarra, que se realizou entre 26 e 28 de Maio, corrida em que o espanhol terminou no quinto lugar. "O Manuel Sola nem chegou a ser inscrito. Houve acordo e foi anunciado, mas antes de assinarmos ele informou o Boavista do sucedido. Portanto, nem chegou a ser corredor do Boavista. Vamos agora procurar outro ciclista", afirmou José Santos, director desportivo da equipa portuguesa, ao jornal O Jogo.

Já Juanma Hernández, responsável da Caja Rural tem razões para estar muito insatisfeito com o sucedido. Há um ano teve de lidar com outro caso de doping, quando Alberto Gallego foi suspenso por quatro anos devido à detecção de estanozol, um esteróide anabolizante. O ciclista, que tinha antes estado ano e meio no Boavista, foi despedido da formação espanhola. Hernández considera que este novo caso de suspeita de doping - Manuel Sola já pediu a contra-análise - é prejudicial para a imagem da Caja Rural, garantindo que irá ser reforçado o controlo aos seus ciclistas.

"Creio que somos a única equipa de elite e sub-23 em Espanha que realiza controlos internos ao sangue dos nossos corredores. Gastamos muito dinheiro com eles. A testosterona só é detectada na urina e não no sangue, assim que tomámos nota para o próximo ano", salientou, citado pelo site Ciclo21.

Manuel Sola tem tentado estabelecer-se no ciclismo e até alcançou este ano alguns resultados interessantes, que terão despertado o interesse da Rádio-Popular-Boavista. Em 2014 passou pela estrutura sérvia da Keith Mobel-Partizan, em 2016 esteve na Burgos-BH e nesta temporada a Caja Rural deu-lhe a oportunidade para se mostrar em algumas corridas com a equipa de elite, depois de ter feito parte do ano na formação amadora. Esteve inclusivamente em algumas provas em Portugal: foi sexto na Clássica da Arrábida, 16º na Clássica Aldeias do Xisto, 11º no  Grande Prémio de Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho, com um sexto lugar na chegada ao Alto de Montejunto.

Veterano russo assina pela Rádio Popular-Boavista

José Santos procura agora um substituto para o espanhol, uma situação inesperada já que apenas faltava fechar mais um ciclista quando foram anunciados os nomes de Sola e Pelegrí. Yuri Trofimov deveria ter sido o último reforço. O veterano ciclista, com experiência de World Tour, irá estar em 2018 ao lado do compatriota Egor Silin, que renovou por mais um ano.

Trofimov tem 33 anos e esteve cinco na Katusha - onde também competiu Silin - antes de em 2016 mudar-se para a Tinkoff. Foi gregário de Alberto Contador e colega de Sérgio Paulinho, mas com o fim da equipa, o experiente ciclista não conseguiu continuar ao mais alto nível. Assinou pela Caja Rural em 2017, mas nunca competiu pela formação espanhola e acabou por desvincular-se em Julho.

Falta então um ciclista para fechar o plantel que em 2018 continuará a contar além de Silin com Domingos Gonçalves, João Benta, David Rodrigues, Luís Gomes e Filipe Cardoso.


Sem comentários:

Enviar um comentário