14 de outubro de 2017

105 quilómetros a subir, o próximo desafio de Nibali ao lado de Cadel Evans

(Fotografia: Giro d'Italia)
Depois de ganhar na Lombardia pela segunda vez, naquela que foi a 50ª vitória da carreira, Vincenzo Nibali aceitou um desafio diferente, longe das corridas do World Tour. O italiano da Bahrain-Merida vai até Taiwan para estar ao lado de muitos ciclistas amadores e de um antigo campeão da Volta a França: Cadel Evans. Os dois são inevitavelmente as grandes figuras de uma prova que tem um percurso que coloca à prova o mais puro dos trepadores. 105 quilómetros praticamente sempre a subir, com o início ao nível do mar, mas com a meta a estar a 3275 metros de altitude.

Esta será a sexta edição do Taiwan KOM Challenge, a 20 de Outubro (sexta-feira), e nas anteriores participaram alguns nomes de destaque do ciclismo, como Francisco Mancebo e Omar Fraile. Este último está actualmente na Dimension Data e vai mudar-se para a Astana. No entanto, este é um desafio que não é só para quem compete ao mais alto nível. Em Taiwan, o mais desconhecido dos ciclistas tem a sua oportunidade. E não é todos os dias que se pode pedalar ao lado de Nibali, vencedor das três grandes voltas e dois monumentos, e Cadel Evans, australiano que ganhou a Volta a França e foi campeão do mundo. Está retirado desde 2015, mas Evans de vez em quando reaparece neste tipo de provas que o continuam a desafiar, mesmo aos 40 anos. De recordar que Cadel Evans dá nome a uma das corridas que agora marca o arranque de calendário World Tour.

Gráfico dos últimos quilómetros
O Taiwan KOM Challenge faz parte de um conjunto de quatro corridas que decorrem durante o ano nesta ilha asiática. As suas paisagens paradisíacas são um do atractivo, com muitos dos ciclistas a admitirem que é de facto um palco lindíssimo para se pedalar. Mas não deixa de ser uma corrida e os Nibali - o irmão de Vincenzo, Antonio, também estará presente - e Evans irão ter uns primeiros 20 quilómetros para aquecer em Hualien Qixingtan, mas depois, aos poucos, o terreno começa a inclinar.

Com alguns locais a ultrapassarem os 10% de pendente, é a parte final que vai testar o mais resistente dos corredores. Depois de uma pequena descida, os ciclistas voltam a subir e vão encontrar uma rampa de 27%, antes de... subirem mais um pouco até à meta em Wuling Pass.

Esta é uma festa de ciclismo que junta centenas de amantes da modalidade, divididos pelas diversas categorias, dos mais novos, aos mais velhos, com lugar para as senhoras. Nibali e Evans ajudam à publicidade da corrida e promoção de Taiwan. Mas lá que é um desafio interessante para quem pratica ciclismo, seja a que nível for, lá isso é! E o vencedor terá um cheque de cerca de 14 mil euros à sua espera.

»»Qual é o lugar de Nibali na história?««

Sem comentários:

Enviar um comentário