10 de agosto de 2017

O desânimo de André Greipel: "Perdi o instinto"

Greipel venceu a etapa de Tavira na Volta ao Algarve,
mas este ano tem subido poucas vezes ao pódio
Soam os alarmes na Lotto Soudal. A preocupação já era grande com a quebra de forma de André Greipel em 2017, mas as declarações de quem assume não estar em condições para lutar nos sprints, deixaram os responsáveis da equipa belga a pensar no que poderão fazer para recuperar o ciclista que tantas vitórias já rendeu, mas que começa a dar indicações de estar numa fase descendente da carreira. "Perdi completamente o meu instinto na bicicleta", desabafou o alemão.

A participar no BinckBank Tour (antigo Eneco Tour), Greipel tem estado novamente afastado das discussões ao sprint. Aparece, mas nunca em posição de lutar pela vitória. Um filme idêntico ao que aconteceu na Volta a França. Depois de anos a ser um ciclista que rendia mais de 15 vitórias por época, em 2016 teve uma quebra para as 10, mas 2017 está a ser bastante negativo. Salva-se o triunfo no Giro, o último, com Greipel a interromper mais tarde uma série impressionante de vitórias em grandes voltas. Antes do Tour, ganhava sempre pelo menos uma etapa em todas as que participava desde 2008. E venceu nas três.

Os 35 anos podem estar a começar a pesar no alemão, que demonstra cada vez mais dificuldades em estar lado a lado nos momentos decisivos dos actuais grandes nomes mais jovens, com menos de 30 anos. "Não é a minha melhor fase como ciclista, mas o que posso fazer?" desabafou ao Het Niewsblad. Greipel admitiu mesmo que apesar dos colegas o deixarem bem colocado, ele nem consegue sprintar. "A equipa continua a acreditar em mim, mas é como se eu tivesse perdido todos os instintos de tomar as decisões correctas", salientou.

Os quatro triunfos este ano - um na Volta ao Algarve - são escassos para um ciclista com a responsabilidade de Greipel. A equipa até conta com 13 vitórias em 2017, mas são menos seis do que sensivelmente na mesma fase da temporada em 2016. "É frustrante para nós, mas especialmente para ele. Simplesmente não tem funcionado. Terá de ser o André a dar a volta [à situação]", salientou o director desportivo da Lotto Soudal, Herman Frison.

Greipel tem mais um ano de contrato com a formação belga, somando 140 vitórias na sua já longa carreira. Começou por se destacar como lançador de Mark Cavendish, antes de ele próprio se afirmar como um dos melhores sprinters mundiais. Resta agora esperar para ver se o alemão, conhecido como o Gorila, terá a força principalmente psicológica para recuperar a motivação que o possa colocar novamente na luta por vitórias que está tão habituado a somar.


Sem comentários:

Enviar um comentário