21 de janeiro de 2017

Tom Boonen, o senhor relações públicas... depois do Paris-Roubaix

(Fotografia: Facebook Tom Boonen)
A data está marcada. A 9 de Abril Tom Boonen sairá pela última vez para estrada e, neste caso, para o pavé do seu querido Paris-Roubaix. O objectivo é conquistar a quinta vitória no monumento e assim terminar a carreira com mais um grande triunfo. O ciclista belga já garantiu que não haverá mudanças na decisão. Aos 36 anos considera que chegou o momento de abandonar a competição, mas Boonen irá continuar ligado ao ciclismo e à Quick-Step Floors. Depois do Paris-Roubaix, Boonen será o senhor relações públicas da equipa e também da marca de bicicletas Specialized.

Foi o pai do ciclista que confirmou qual será o futuro de Boonen depois de cortar a meta no velódromo de Roubaix. "É um emprego perfeito para o Tom. Ele não só fala quatro línguas como é fácil de lidar", salientou Andre Boonen, citado pelo site holandês Het Laatste Nieuws.

O director da Quick-Step Floors também já garantiu que o futuro de Boonen passa pelas relações públicas, ainda que tenha voltado a referir a incerteza que a equipa vive, não sabendo se terá patrocinador em 2018. Patrick Lefevere referiu que a nova função foi acordada há algum tempo.

A despedida de Boonen começou em 2016 quando o belga tentou conquistar o seu segundo título mundial (o primeiro foi em 2005). Porém, apesar de se ver um Boonen a um nível muito bom, não conseguiu bater Peter Sagan. Ficou com bronze - Mark Cavendish foi segundo -, mas não escondeu a desilusão pelo resultado nos Mundiais do Qatar.

Este ano é o tudo por tudo por última grande vitória. Boonen começa a temporada na segunda-feira na Volta a San Juan, na Argentina, segue para Omã (não estará na Volta ao Algarve) e para a clássica Omloop Het Nieuwsblad. Ainda não são conhecidas as corridas em que participará em Março, mas seria muito estranho se não estivesse na E3 Harelbeke e na Gent-Wevelgem, corrida que já venceu três vezes. Depois chegarão os dois grandes momentos finais: na Volta a Flandres Tom Boonen procurará a quarta vitória (2005, 2006 e 2012) e no Paris-Roubaix a quinta (2005, 2008, 2009 e 2012).

Em 2016 foi Fabian Cancellara quem se retirou e agora o ciclismo prepara-se para perder a outra grande referência das clássicas da última década. Até agora, Boonen tem 112 vitórias na carreira, mas está a fazer uma intensa preparação para somar pelo menos mais uma, de preferência um monumento.

»»Luca Paolini abandona ciclismo. O erro e a idade não perdoam««

»»Velhos? Rebellin (45 anos) encontrou equipa, Pellizotti (38) regressa ao World Tour««

»»Jens Voigt cumpriu o 'Everest Challenge' e angariou quase 28 mil euros««

Sem comentários:

Enviar um comentário