28 de novembro de 2016

Pedalar em Gaza. A mulher que desafia o preconceito e a lei

Amna Suleiman tornou-se num exemplo de inspiração na luta que trava contra o preconceito. Tudo o que esta mulher de 34 anos faz é andar de bicicleta, algo que pode parecer ser tão simples, mas que em Gaza significa ser ostracizada e correr o risco de ter de enfrentar a dura lei, já que as mulheres não podem pedalar depois de atingirem a puberdade. A reportagem feita pelo The New York Times divulgou esta realidade e a BBC considerou agora Suleiman como uma das 100 mulheres do ano por tentar quebrar o tabu numa zona do planeta em que a liberdade de expressão e de escolha não é para todos.

A professora de 34 anos vive no campo de Jabaliya e resolveu desafiar o preconceito fazendo uma das coisas que mais gosta: andar de bicicleta. Reconhece os olhares reprovadores de que é alvo e que as duas raparigas, cerca de dez anos mais novas, que normalmente pedalam com Amna Suleiman, também sofrem além de comentários menos simpáticos. "Tenho a certeza que o que evita que as mulheres venham [andar de bicicleta] é o medo das autoridades. As mulheres têm medo do que as autoridades possam fazer", salienta no vídeo divulgado pela BBC.

Suleiman conta que uma vez colocou nas redes sociais que ia andar de bicicleta com duas amigas, questionando se alguma mulher se queria juntar. Recebeu várias respostas de mulheres que gostariam de as acompanhar, mas no dia marcado, ninguém apareceu. A bicicleta e a música são as duas formas de liberdade de expressão que esta professora encontrou.

´


Na reportagem do The New York Times, Amna Suleiman deu um conselho às suas companheiras: "Vocês são jovens. eu quero que, quando se casarem, façam da bicicleta uma condição para o casamento." Uma das raparigas respondeu: "Ele irá bater-me." No jornal lê-se que são muitos os palestinianos que reprovam a ideia de as mulheres andarem de bicicleta em público, pois os homens podem olhar de forma inadequada as pernas a subir e descer, ou então cobiçar os seus rabos.

O secretário-assistente do Ministério da Juventude e Desporto de Gaza, Ahmad Muheisin, explicou que mulheres a andar de bicicleta em público é uma violação dos valores de Gaza. No entanto, garantiu que não tentará detê-las, a não ser que os líderes religiosos intervenham.

Num Gaza controlada pelo Hamas, uma maratona acabou por ser cancelada, em 2013, para evitar que as mulheres participassem. As que querem praticar desporto treinam em locais isolados, apenas para elas e os horários são rigidamente preparados para evitar que se cruzem com homens.

Amna Suleiman tornou-se o rosto da luta contra este preconceito. Porém, não será uma batalha fácil de ganhar. O medo domina, mas a exposição que a professora alcançou e agora esta distinção pela BBC podem ser mais um passo em motivar outras mulheres em mostrarem coragem idêntica, que não será, compreensivelmente, nada fácil.

»»Ciclismo em África a crescer: ciclistas de qualidade e muito apoio do público««

»»Foi dado como morto e agora voltou a pedalar nos 30 minutos mais especiais da sua vida««

Sem comentários:

Enviar um comentário