8 de novembro de 2016

Foi dado como morto e agora voltou a pedalar nos 30 minutos mais especiais da sua vida

(Fotografia: Facebook Keagan Girdlestone)
Keagan Girdlestone chocou com tal violência contra um carro de uma equipa numa corrida que a sua veia jugular e artéria carótida foram cortadas. Um acidente dos mais graves dos últimos anos e chegou mesmo a ser avançada a notícia da morte do jovem ciclista sul-africano. Girdlestone esteve em estado muito grave, mas as informações da morte foram mais um caso de como nas redes sociais por vezes se perde o controlo sobre o que é realmente verdade. Mas o pior já passou e o ciclista de 19 anos tem partilhado a sua fantástica recuperação em alguns vídeos. Talvez o mais importante seja o último em que pela primeira vez saiu para um curto treino na estrada com a sua bicicleta. Foram os 30 minutos mais especiais da sua vida. "Para um homem morto, sinto-me bastante bem", diz Girdlestone.

Voltando àquele 5 de Junho. Girldlestone participava na prova Coppa della Pace, naquele que era o seu primeiro ano na Dimension Data for Qhubeka, a equipa Continental que dá oportunidades a africanos de competirem e ambicionarem chegar à formação do World Tour. O jovem teve uma queda numa descida, segundo explicou então o director da corrida Raffaele Babini, ao site Tuttobiciweb, e quando tentava recuperar posição no pelotão acabou por sofrer o violento acidente. O sul-africano estava a passar pelos carros das equipas quando um terá feito uma travagem brusca. Girldlestone terá entrado pelo vidro traseiro, o que lhe provocou os graves cortes na veia jugular e na artéria carótida. O cérebro do ciclista ficou privado de oxigénio durante algum tempo. Como uma das consequências ficou com problemas graves a nível de nervos e músculos.

Foi dado como morto na internet, mas o próprio pai desmentiu no Facebook essa informação, confirmando no entanto que a situação era de extrema gravidade. Seguiram-se dias de angústia, ainda que três dias depois do acidente o hospital confirmou que o sul-africano já não corria perigo de vida. Voltar ao ciclismo foi tornando-se com o tempo a grande questão e muito acreditaram que não seria possível.

E esta dúvida acabou por inspirar e dar mais força a este jovem, que espera que a sua experiência possa inspirar outros. "Não deixes que te digam que não podes fazer algo. Tu és o herói da tua história. Se o fizerem... é sempre divertido provar que estavam errados", afirma Girldlestone no vídeo.

O pai acompanhou o jovem e filmou as suas primeiras pedaladas, no que se espera ser o início do regresso que o leve à competição. Pela frente Girldlestone ainda tem um longo caminho a percorrer, mas aqueles 30 minutos podem ter sido de grande importância, mais do que fisicamente, mas sim psicologicamente: "Todas as dificuldades que passei, valeram a pena."




»»Podia ter sido um excelente defesa central. Jogou com Cuadrado... mas preferiu o ciclismo««

»»Queria pedalar um milhão de milhas na sua vida. Ficou paraplégico a 300 mil do objectivo, mas não vai desistir««

»»Diego Suta: quando o sonho do ciclismo acaba de forma trágica««

Sem comentários:

Enviar um comentário