26 de junho de 2016

Muitos Nacionais, muita Tinkoff... e um campeão do mundo português

(Fotografia: @UCI_MTB)
Há que começar por um campeão do mundo. É português e deu o segundo título mundial ao país depois de Rui Costa em 2013. Saímos da estrada para o BTT e Tiago Ferreira é o nome a reter ao alcançar mais um feito histórico do ciclismo nacional, vencendo o Campeonato do Mundo de Maratonas BTT (XCM), em Laissac, França.

Foram 90 quilómetros muito duros, com 3130 metros de acumulado de subida. Tiago Ferreira andou sempre na frente e terminou o percurso em 4:01:57 segundos. Seguiu-se o austríaco Alban Lakata (a 19 segundos) e o checo Kristian Hynek (a 56 segundos). Este título de BTT pode não ter a projecção de um de Estrada, mas merece o mesmo reconhecimento. Portugal tem mais um campeão do mundo de ciclismo!

"Estou com a camisola de campeão vestida, mas ainda não pensei como será passar um ano de arco-íris. Por enquanto, ainda quase nem acredito”, confessou, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Foi uma corrida perfeita do Tiago, que fez uma gestão táctica fantástica, cumprindo com todas as indicações. A prova desenrolou-se como queríamos e vivemos um dia espectacular, com dezenas de portugueses a comemorar a vitória na meta", explicou o seleccionador nacional, Pedro Vigário.

Tiago Ferreira vai estar nos Jogos Olímpicos, juntamente com David Rosa.


Regressando à estrada...

Este domingo foi um dia de decidir muitos campeões nacionais - alguns já tinham sido conhecidos no sábado - e claro que se destaca o português: José Mendes sucede a Rui Costa e alcança um título merecido e que certamente o motivará, numa altura em que recebeu a decepcionante notícia que a Bora-Argon 18 não o escolheu para ir à Volta a França. Era um título há muito ambicionado por José Mendes e que chegou finalmente aos 31 anos.

O ciclista já havia mostrado na sexta-feira estar em bom momento, ao ser segundo no contra-relógio, atrás de Nelson Oliveira. Este domingo em Braga as posições inverteram-se. Nelson atacou perto do fim e só José Mendes o acompanhou, acabando por ser o mais forte nos 177,1 quilómetros. Nelson ficou a 18 segundos e Ricardo Vilela fechou o pódio, ao cortar a meta a 59 segundos do vencedor.

Destaque ainda para a prova dos sub-23, que se realizou no sábado. Ruben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) confirmou a boa época que está a fazer conquistando o título nacional. Segundo há um ano, Ruben confirmou as expectativas, com Nuno Bico (Klein Constantia), campeão de 2015, a ficar em terceiro e com Hugo Nunes (Anicolor) a ser segundo.

Uma surpresa chamada Sagan

A primeira grande vitória de Juraj Sagan
(Fotografia: @tinkoff_team)
Se a Movistar dominou nos contra-relógios, a Tinkoff teve um dia memorável nas provas em linha. E houve uma surpresa: Sagan é campeão da Eslováquia. Sim, surpresa, porque falamos do Juraj Sagan o irmão mais novo de Peter, que ficou em segundo. A Tinkoff dominou o pódio neste país, pois Michael Kolar foi terceiro.

Mas voltando aos títulos - haverão muitas camisolas diferentes para fazer na equipa russa até ao final do ano, quando fechar portas -, Roman Kreuziger foi campeão na República Checa, Rafal Majka na Polónia e Adam Blythe na Grã-Bretanha. O triunfo de Blythe foi talvez o mais inesperado de todos (ainda mais do que o de Juraj Sagan), pois bateu ao sprint o super favorito Mark Cavendish que até se sentou ao ver que não conseguia ser mais forte que Blythe.

Aqui ficam alguns dos outros campeões: José Joaquín Rojas (Espanha - e a Movistar fica também com este título que pertencia a Alejandro Valverde), Giacomo Nizzolo (Itália), Arthur Vichot (França), Edvald Boasson Hagen (Noruega), Nicholas Roche (Irlanda), Bob Jungels (Luxemburgo) - estes últimos três venceram também no contra-relógio - Jonathan Fumeaux (Suíça) - Fabian Cancellara venceu no contra-relógio - , André Greipel (Alemanha), Pavel  Kochetkov (Rússia), Ramunas Navardauskas (Lituânia), Philippe Gilbert (Bélgica), Matthias Brändle (Áustria) e Dylan Groenewegen (Holanda).

Resolvida a questão dos títulos nacionais, a partir de agora todas as atenções irão estar centradas na Volta a França, que começa no sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário