24 de junho de 2016

Nelson Oliveira dominador e uma super Movistar

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Nelson Oliveira continua a ser o melhor contra-relogista português. Para que não existam dúvidas, o ciclista vai somando títulos nacionais. E já lá vão quatro (também tem um na prova em linha). Mas o título de Nelson confirma muito mais do que o seu estatuto em Portugal, confirma como a Movistar é uma super equipa no que diz respeito a esta vertente do ciclismo. E confirma ainda como foi acertada a decisão de Nelson em trocar a Lampre-Merida pelo conjunto espanhol. Na Movistar tem a possibilidade de explorar e melhorar todo o seu potencial como contra-relogista.

A Movistar poderá ter na Volta a França três campeões nacionais de contra-relógio e outros tantos que poderiam ter sido. A equipa que apoiará Nairo Quintana ainda não foi anunciada, mas chegará ao Tour com muitos ciclistas motivados. E ainda falta a prova em linha dos Campeonatos Nacionais. Além de Nelson Oliveira, Ion Izagirre foi campeão em Espanha e Alex Dowsett na Grã-Bretanha. Para o espanhol foi o primeiro título, para o britânico o quarto. Não que fosse preciso, mas para comprovar ainda mais o poderio da Movistar, o pódio em Espanha foi todo da equipa: Jonathan Castroviejo (a 22 segundos) foi segundo e Alejandro Valverde (a 25) terceiro. Um pouco mais longe a nível de tempo ficou Jesús Herrada, a 1:22 minutos, que ainda assim lhe valeu o quarto posto.

Mas continuando nos pódios e viajando até à Alemanha, o jovem Jasha Sütterlin (23 anos) ficou em segundo lugar,  a 1:39 minutos atrás do inevitável Tony Martin (Ettix-QuickStep).

Este trabalho da Movistar nos contra-relógios já há alguns anos que impõe respeito aos adversários. Rui Costa, por exemplo, foi um dos ciclistas que beneficiou do treino específico que a equipa espanhola faz, até assinar pela Lampre-Merida. Mais recente temos um Nairo Quintana que parece estar preparado para se defender muito bem quando enfrentar os contra-relógios na Volta a França.

Regressando a Nelson Oliveira, o ciclista da Anadia conhecia bem o circuito de Braga, já que era igual ao de há um ano. Foi o terceiro título consecutivo, depois de ter conquistado o primeiro em 2011. O número coloca Nelson Oliveira como recordista de conquistas nacionais de contra-relógio, batendo um dos grandes nomes do ciclismo português: José Azevedo (1996, 1997 e 2001).

José Mendes (Bora-Argon) foi segundo ficando a 1:13 minutos de Nelson Oliveira, que cumpriu o circuito de quatro voltas de 36 quilómetros em 43:50. À mesma distância ficou Rafael Reis (W52-FC Porto), que completou o pódio. Aos 23 anos, o ciclista - que foi quarto classificado nos Mundiais de Ponferrada em 2014, na categoria de sub-23 - deixou já a sua marca na elite, naquele que está a ser um ano muito positivo para Rafael Reis. Ao fim da primeira volta até era líder, mas Nelson Oliveira acabou por ser superior nas restantes três.

Em sub-23, o campeão nacional foi Gaspar Gonçalves, da Liberty Seguros/Carglass. A equipa contou ainda com Ivo Oliveira no terceiro lugar, a 22 segundos do colega, que finalizou os 27 quilómetros em 34:20 minutos. Em segundo ficou Jorge Magalhães (Anicolor), com mais 14 segundos.

CALENDÁRIO:

Sábado (25): prova em linha sub-23, 14 horas;


Domingo (26): prova em linha elite, 11 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário