21 de março de 2018

Vakoc regressa aos treinos com a bicicleta pendurada no tecto

(Fotografia: Quick-Step Floors)
Ainda não é o treino que Petr Vakoc mais quer voltar a fazer. Porém, tendo em conta o que aconteceu ao ciclista e a perspectiva de uma longa recuperação, só o facto de poder pedalar de novo deixou o checo feliz e ainda mais motivado. As fracturas nas vértebras não permitem que possa estar sentado numa bicicleta, pelo que no seu regresso a casa, depois de quase dois meses no hospital, Vakoc resolveu inovar para poder treinar: a parte da frente da bicicleta foi pendurada no tecto e assim ficou com a posição perfeita para começar a treinar e recuperar a força física.

No final de Janeiro, Vakoc e Laurens De Plus foram atropelados quando estavam em estágio na África do Sul. Bob Jungels também estava com os companheiros da Quick-Step Floors, mas não foi atingido. O luxemburguês partilhou mais tarde os momentos difíceis por que passou ao ver os colegas gravemente feridos, fazendo um apelo para que todos partilhem a estrada, tendo como base o respeito. A mensagem dirigiu-se a automobilistas e também a ciclistas. Vakoc ficou com lesões na coluna e De Plus fracturou a pélvis e o sacro, osso localizado na base da coluna.

"Nem consigo dizer o quanto é bom estar de regresso a casa depois de tanto tempo no hospital, primeiro na África do Sul e depois em Praga. Claro que é difícil estar de fora, com a perspectiva de um longo período de recuperação, quando tudo o que se quer é andar de bicicleta. Mas estou a sentir-me com sorte, sabendo que vou regressar", salientou o ciclista checo, que vive precisamente em Praga. Serão vários meses de reabilitação para Vakoc, mas tanto o corredor como a equipa acreditam que ainda é possível regressar à competição em 2018.

Aos 25 anos, Vakoc é mais uma das jovens apostas da equipa belga, pela qual assinou há quatro anos. O checo contou como está a seguir as vitórias dos seus colegas, algo que o faz desejar ainda mais voltar à estrada. Esta quarta-feira, Elia Viviani deu mais um triunfo à Quick-Step Floors, ao vencer a Driedaagse De Panne-Koksijde. E já lá vão 17 para a equipa e seis para o italiano!

"Acabei de pedalar pela primeira vez em casa, depois de pendurar a bicicleta no tecto e prende-la no trainer da Tacx. Ainda não posso pedalar sentado, mas estou tão feliz por poder começar a mexer as pernas e trabalhar para regressar ao grupo", realçou Vakoc, em declarações publicadas no site da sua equipa.

E ver para crer! A Quick-Step Floors publicou o vídeo desta forma original de treinar e que demonstra como pela paixão pelo ciclismo se faz tudo para que se possa rapidamente estar a fazer o que mais se gosta!

Sem comentários:

Enviar um comentário