6 de março de 2018

"Rinaldo Nocentini é como um irmão mais velho que me pode ajudar"

Um amigo bem conhecido do ciclismo português acabou por ter influência quando chegou o momento de Nicola Toffali escolher o Sporting-Tavira para prosseguir a sua carreira. O italiano foi um dos desconhecidos contratados pelo director desportivo, Vidal Fitas, a par do russo Alexander Grigoryev. Toffali chegou com um papel bem definido e que o deixa muito satisfeito: ajudar os líderes e claro que estar ao lado de um ciclista que admira e que se recorda muito bem de o ver de camisola amarela na Volta a França em 2009, é um enorme bónus. Toffali tinha 16 anos, agora, aos 25, quer ajudar Rinaldo Nocentini a ganhar, mas com os olhos postos na possibilidade de também ele um dia estar no World Tour. "O Sporting-Tavira é uma boa equipa para conseguir lá chegar", salientou.

Mas os adeptos da equipa que fiquem descansados, Toffali está 100% concentrado na equipa algarvia, garantindo que está "muito feliz" pela escolha que fez, com a ajuda do amigo que conheceu no tempo da Team Roth. Em 2016 correu ao lado de Bruno Pires na formação suíça. "Quando o Vidal chamou-me, falei com um amigo que conhecia bem a equipa e ele disse-me que era a melhor solução", recordou ao Volta ao Ciclismo. Revelou depois quem era esse amigo e que Bruno Pires - ciclista que terminou a carreira em 2016, tendo estado cinco anos no World Tour - o ajudou a vir para Portugal. Contudo, Toffali assegurou que tudo o que já conhecia do Sporting-Tavira agradava-lhe: "Segui esta equipa no ano passado e gostava muito de como trabalhava e de como estava estruturada."

"Já percebi essa rivalidade [com o FC Porto], mas aqui queremos ganhar sem pensar num adversário específico. Temos de pensar em nós"

Pediu-se então que se apresentasse aos adeptos da equipa e do ciclismo português: "Sou um ciclista que posso ajudar os meus companheiros. Se houver uma fuga, posso entrar nela, posso mostrar-me a solo, atacar no último quilómetro... É um pouco esse o meu físico, o meu tipo de ciclismo." Reitera que quer ajudar as principais figuras do Sporting-Tavira, mas disse que também terá as suas oportunidades. Depois da Team Roth (Profissional Continental) ter apostado apenas na formação de jovens corredores, terminando com a estrutura profissional, Toffali passou pela equipa alemã do escalão Continental, 0711|Cycling.

"Estou a gostar muito do Sporting-Tavira. Corrida após corrida estou a melhorar e a equipa está a trabalhar bem dia após dia. Olhamos para toda a temporada e queremos ganhar o maior número de corridas possível", referiu, assegurando que há muita ambição para 2018 e que seja ele ou outro ciclista, o importante é ver a equipa no primeiro lugar.

Natural de Verona, como italiano está habituado a ver rivalidades entre clubes de futebol. Em Portugal, com a forte presença futebolística no ciclismo, Toffali sorri quando se fala na existente entre Sporting e FC Porto. "Já percebi essa rivalidade, mas aqui queremos ganhar sem pensar num adversário específico. Temos de pensar em nós", salientou.

Joni Brandão e Alejandro Marque são dois dos líderes do Sporting-Tavira, mas Rinaldo Nocentini continua a mostrar-se muito competitivo aos 40 anos, somando as duas vitórias que a equipa tem este ano, ambas na Tropicale Amissa Bongo, no Gabão, logo em Janeiro. "O Rinaldo é uma referência. Tem experiência, tem muitos anos de World Tour, é italiano como eu... O Rinaldo Nocentini é como um irmão mais velho que me pode ajudar", frisou. Não esconde como é confortável ter um compatriota na equipa, ainda mais sendo um ciclista com um passado como o do Nocentini. "Recordo-me dele no Tour [de 2009]. Seguia-o e quando era mais novo gostava muito dele como atleta. Agora tê-lo como companheiro é algo especial!"

NOTA: A entrevista a Nicola Toffali foi feita antes da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, que se realizou a 17 de Fevereiro.

»»João Almeida: "Acho que este ano tenho mais pressão e estou mais nervoso!"««

»»Philippe Gilbert: "Foi bom ganhar a Volta a Flandres, mas o futuro é muito mais interessante"««

Sem comentários:

Enviar um comentário