10 de março de 2018

"Espero ainda ter muitos anos de carreira"

Trofimov e Silin, dois russos a quererem triunfar na Rádio Popular-Boavista
Tão rapidamente estava ao lado de dois dos maiores nomes do ciclismo, Alberto Contador e Peter Sagan, como teve de descer até ao terceiro escalão para prosseguir a carreira. Pelo meio houve um 2017 para esquecer, tendo só competido uma vez... E ganhou! Yuri Trofimov está grato pela oportunidade que lhe foi dada pela Rádio Popular-Boavista e se há um ano esperava estar em grande na Vuelta, agora aponta baterias à Volta a Portugal, que quer ganhar.

A barreira linguística foi ultrapassada com a ajuda do compatriota Egor Silin, que está na segunda temporada com a equipa portuguesa. Silin fala um pouco de espanhol e aceitou ser o tradutor, aproveitando também para deixar umas dicas sobre Trofimov. "Sim, foi um ano complicado e por isso ele não está em forma, está um pouco gordito! Mas pouco a pouco vai lá", disse Silin sobre o colega. O assunto era a passagem pela Caja Rural, que acabou por não acontecer. Trofimov foi apresentado, mostrou-se muito entusiasmado por estar em Espanha e com a oportunidade de liderar a equipa em algumas corridas, ambicionando estar bem na Volta a Espanha. Porém, um problema com o visto de trabalho acabou por arruinar a temporada.

Só competiu numa corrida em Moscovo, que ganhou e acabou por rescindir contrato com a equipa espanhola no final de Julho. "O professor [José Santos, director desportivo] conversou com a Caja Rural e falaram-lhe de mim. Depois chamaram-me", explicou Trofimov ao Volta ao Ciclismo. Tem 34 anos e muitos ciclistas da sua idade mantém-se no World Tour e a grande nível. Porém, o russo quer apenas pensar no que está à sua frente e não que já viveu ou onde poderia estar. "O professor pediu-me resultados", disse, com Silin a acrescentar: "E ele também os quer alcançar!"

A presença de Egor Silin tem sido importante na adaptação de Trofimov à Rádio Popular-Boavista e ao pelotão nacional. Silin (29 anos) também chegou à equipa quando se viu numa situação delicada. Sem contrato na Katusha, acabou por vir para Portugal para continuar a carreira. Além de ambos serem russos e de Silin ter alguns dotes de tradutor, já se conheciam do tempo precisamente da Katusha. Os dois passaram pela então equipa da Rússia, que contava com ciclistas como Joaquim Rodríguez, Alexander Kristoff e também Tiago Machado. Por Portugal, teve a oportunidade de rever o português na Prova de Abertura Região de Aveiro, mas é Sérgio Paulinho quem tem agora como adversário para o ano todo. Os dois estavam na Tinkoff quando Oleg Tinkov acabou com a estrutura. Trofimov só lá esteve um ano. "Falei com ele [Paulinho] na primeira corrida", contou o russo, mas Silin voltou a intervir com um pouco de bom humor: "O Yuri não fala muito!"

"O professor [José Santos] conversou com a Caja Rural e falaram-lhe de mim"

Trofimov é um exímio trepador com vitórias bem interessantes. Em 2014 venceu pela segunda vez uma etapa no Critérium du Dauphiné, num final em Gap (onde também ganhou Sérgio Paulinho e mais tarde Rui Costa, mas no Tour), em 2008 chegou mesmo a liderar a prova francesa depois de vencer uma tirada à frente de Cadel Evans. Conta no seu currículo com um triunfo numa etapa na Volta ao País Basco (2009) e nas 12 grandes voltas que fez, o melhor que alcançou foi um 10º lugar no Giro de 2015, ganho por Contador. O seu papel foi sempre mais de gregário, mas soube agarrar as oportunidades quando lhe surgiram

A experiência ao mais alto nível e as qualidades de trepador levaram José Santos a reforçar a equipa para a montanha com Trofimov. Com a saída de Rui Sousa de cena, João Benta tem tudo para, em condições normais, assumir a liderança de vez da Rádio Popular-Boavista na Volta a Portugal. Porém, Silin confirmou que Trofimov gostaria de ganhar a principal corrida para as corridas nacionais. E Silin também quer! Haverá muitos desejos para gerir...

Ainda faltam meses e muitas corridas até ao ponto alto da temporada e até lá, Trofimov disse que estará disponível para partilhar o seu vasto conhecimento com os mais novos, ainda mais numa temporada em que a equipa aposta em dois jovens com apenas 18 anos, Francisco Moreira e João Salgado.

Pode não ter sido a mais ideal das situações que trouxe um ciclista como Trofimov até ao pelotão português, mas o russo não vê esta presença numa equipa Profissional Continental como uma recta final de 12 anos de profissionalismo. "Espero ainda ter muitos anos de carreira", salientou, querendo viver o dia-a-dia e demonstrar o muito que tem a dar à Rádio Popular-Boavista.


Sem comentários:

Enviar um comentário