4 de março de 2018

Domingos Gonçalves responde ao repto do director desportivo

(Fotografia: Pedro Vidinha)
Aproximava-se o arranque da temporada quando José Santos deixou o aviso: "Vamos apostar muito no Domingos Gonçalves. Acho que ele tem de assumir mais responsabilidade e acho que tem de ter mais cabeça e sangue frio para assumir a liderança da equipa em algumas corridas", disse então o director desportivo da Rádio Popular-Boavista ao Volta ao Ciclismo. E aí está a resposta do ciclista de Barcelos: venceu a Clássica da Primavera com um ataque nos metros finais, que frustrou os sprinters e as suas equipas, que tinham trabalhado para um final discutido em grupo. Tiveram de se contentar em lutar pela segunda posição.

Domingos Gonçalves (29 anos) está na segunda temporada na equipa, desde que regressou à estrutura que já havia representado no início da sua carreira. Em 2017, teve como ponto alto o título nacional de contra-relógio e só uma queda lhe tirou a oportunidade de ficar também com o de estrada. Estava em fuga e com uma distância bem interessante para a concorrência quando caiu e deitou tudo a perder. Mais tarde, a vitória no prólogo da Volta a Portugal escapou-lhe por dois segundos, mas terminou a temporada a celebrar no Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis e no Circuito de São Bernardo, em Alcobaça.

José Santos sabe muito bem que este ciclista pode e deve render mais. Não conseguiu seguiu os passos do irmão gémeo, que está na Katusha-Alpecin, mas Domingos Gonçalves é um ciclista de enorme qualidade, de ataque, com características perfeitas para as provas de um dia. O calendário nacional contempla algumas corridas deste género e se na Prova de Abertura Região de Aveiro foi o espectáculo Tiago Machado, este domingo, na Póvoa de Varzim, foi a vez de Domingos Gonçalves dar um show de bom ciclismo. Quando está em forma, é um corredor sempre candidato a vencer.

Frio, chuva, vento, esta foi uma clássica que de Primavera teve muito pouco. A maioria dos 145,2 quilómetros foram animados pela fuga de nove corredores, que incluiu Venceslau Fernandes. O jovem ciclista da Liberty Seguros-Carglass conseguiu reservar forças para no final ser o melhor sub-23. Sete destes noves corredores entraram na última das sete voltas ao circuito na frente. Porém, com a W52-FC Porto, Efapel e não só, interessadas num sprint, a perseguição foi feroz. E quando se preparavam para o lançar, eis que sai um Domingos Gonçalves determinado a deixar todos para trás. Samuel Caldeira e Rafael Silva tiveram de se contentar com um lugar no pódio. David Ribeiro (LA Alumínios) venceu o prémio da montanha, enquanto a W52-FC Porto foi a primeira na classificação por equipas.

Este foi apenas o arranque de um mês de Março de muito ciclismo nas estradas portuguesas. No próximo domingo será a vez da Clássica da Arrábida receber o pelotão nacional, além das equipas estrangeiras da Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias do escalão Profissional Continental, e as Continentais Lokosphinx e Team Wiggins, equipa que tem como director o vencedor da Volta a França e multi-medalhado olímpico, Bradley Wiggins.

Depois segue-se a Volta ao Alentejo, de 14 a 18, com a Clássica Aldeias do Xisto agendada para dia 25.

Classificação Clássica da Primavera:

1º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 3:37:18 horas
2º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), a 2 segundos
3º Rafael Silva (Efapel), m.t.
4º Daniel Freitas (W52-FC Porto), m.t.
5º Alejandro Marque (Sporting-Tavira), m.t.
6º Daniel Mestre (Efapel), m.t.
7º Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli), m.t.
8º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), m.t.
9º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira), m.t.
10º Ángel Sánchez (W52-FC Porto), m.t.


»»José Santos: "Acho que este ano poderemos estar mais fortes"««

»»Nelson Oliveira é o primeiro líder do ranking««

»»Volta ao Alentejo recupera contra-relógio e terá quatro equipas do segundo escalão««

Sem comentários:

Enviar um comentário