11 de março de 2018

"Dá sempre motivação conseguir a camisola amarela. Vamos tentar mantê-la"

Chuva, vento, um pouco de granizo, caminhos de terra batida, ou sterrato se se preferir chamar assim, dificuldades que só serviram para tornar a Clássica da Arrábida mais espectacular. No final falou-se muito russo, com Dmitry Strakhov (22 anos) a aproveitar uma das subidas para encetar uma fuga solitária de 51 quilómetros. Ganhou a etapa, a classificação da montanha e a Lokosphinx ainda levou o prémio de melhor equipa. Mas de camisola amarela ficou Óscar Hernández, o espanhol da Aviludo-Louletanto-Uli, que ao fechar o pódio garantiu a liderança do Troféu Liberty Seguros.


Strakhov deixou a concorrência a 34 segundos
"Foi um dia muito difícil. Era preciso estar atento desde o início porque quando há este tempo de chuva e vento, há que andar sempre na frente", desabafou um Hernández a recuperar fôlego depois de uma corrida muito intensa, feita a grande velocidade. Só na primeira hora foram cumpridos 49 quilómetros! A atenção compensou Hernández que entrou na fuga de 19 corredores que se formou logo aos 20 quilómetros. O grupo passou os três sectores de sterrato na frente, mas na subida de segunda categoria para Palmela, iniciou-se a aventura em solitário de Strakhov, que aguentou a vantagem nas três dificuldades de terceira categoria que se seguiram. Hernández cortou a meta em Setúbal a 34 segundos do russo, com o neozelandês James Fouche (Team Wiggins) a ficar em segundo e a ser o melhor sub-23.


O pódio da 2ª edição da Clássica da Arrábida
Ser terceiro foi bom, vestir a camisola amarela do Troféu Liberty Seguros deu razão para arrancar um sorriso, que depois de um dia de tanto sofrimento, não era fácil mostrar. "Dá sempre motivação conseguir a camisola amarela. Vamos tentar mantê-la", salientou ao Volta ao Ciclismo. Há um ano, Vicente Garcia de Mateos foi à Clássica Aldeias do Xisto ganhar a corrida e o troféu. Agora é Hernández quem poderá assumir esse papel de destaque. "Deverei ter liberdade para tentar manter a amarela. Vamos tentar ganhar novamente o troféu para ficar novamente na equipa", afirmou.

A competição inclui três competições: Prova de Abertura Região de Aveiro (ganha por Tiago Machado, ao serviço da selecção nacional, que não esteve presente na corrida deste domingo), Clássica da Arrábida e Clássica Aldeias do Xisto, que se realiza a 25 de Março.

Será então um dia em que Óscar Hernández, 25 anos, poderá assumir a liderança da Aviludo-Louletanto-Uli, já que grande parte da temporada a sua função será outra: "Vou ajudar o Vicente, mas também o Luís [Mendonça] nos sprints." No ano passado, o ciclista espanhol abandonou a Volta a Portugal logo na primeira etapa, mas a infelicidade só lhe deu mais ganas: "Estou com vontade de andar mais e estou muito motivado."


André Carvalho é o líder da juventude no Troféu Liberty Seguros
Quanto a portugueses, o melhor foi Domingos Gonçalves, a 37 segundos de Strakhov. O ciclista da Rádio Popular-Boavista, que também integrou a fuga, comprovou que está em boa forma neste início de temporada, depois de há uma semana ter ganho a Clássica da Primavera. André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass) chegou na 26ª posição, a 2:02 minutos, mas subiu ao pódio para vestir a camisola da liderança da juventude do troféu, que quer agora defender na Clássica da Arrábida.

Numa corrida tão espectacular houve, infelizmente, uma má notícia para José Mendes. O ciclista da Burgos-BH estava a representar a selecção nacional, tendo sofrido uma queda. Foi transportado para o hospital onde foi confirmada uma fractura na clavícula. O ciclista português estava escalado para a Volta à Catalunha, que começa no dia 19. Também David Livramento (Sporting-Tavira) sofreu infortúnio idêntico.

A terceira edição da Clássica da Arrábida já está a ser preparada, tendo sido revelado que Sesimbra será o local onde se consagrará o vencedor, depois deste domingo ter recebido a partida. De recordar que esta é uma corrida internacional, com a classificação de 1.2.

(Classificação via ProCyclingStats, mas corrige a distância da corrida: por razões de segurança, um troço de sterrato foi retirado do percurso, que passou a ter 145,4 quilómetros.)




Antes da Clássica do Xisto, o pelotão regressa a sul, agora para a Volta ao Alentejo, que se realiza de quarta-feira a domingo. Pode ver os pormenores da corrida no link em baixo.

»»Volta ao Alentejo recupera contra-relógio e terá quatro equipas do segundo escalão««

»»Domingos Gonçalves responde ao repto do director desportivo««

»»Não digam que está velho e acabado! Eis Tiago Machado««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário