8 de março de 2018

"Cheguei mesmo a ponderar abandonar"

A cicatriz no joelho não deixa esquecer como foi grave a queda na segunda etapa da Volta a Portugal, já muito perto da chegada a Bragança. E aquela é a que se vê, pois o calção esconde a restante marca. Edgar Pinto acredita que poderia ter acabado bem a corrida em Agosto, mas o azar voltou a persegui-lo. Mais do que a recuperação física, foi psicologicamente que o ciclista admitiu ser difícil de lidar com mais esta queda, pelo que, aos 32 anos, pensou que teria chegado o momento de terminar a carreira. Não o deixaram e o próprio acredita que ainda tem algo para dar. Apesar de gostar de andar bem o ano inteiro, 2018 será tudo, ou quase, pela Volta a Portugal.

"Tive um ano complicado [2017], com fracturas, fissuras e custou-me estar em boa forma na Volta, mas cheguei a bom nível. Não iniciei da melhor forma, mas acredito que ia acabar bem. E de repente... foi tudo por água abaixo. Foi muito difícil..." E ainda não está a ser muito fácil. Edgar Pinto tenta recuperar o peso ideal e realçou que há algum desconforto no joelho. "Tenho é de ganhar força na perna. Quando vou em esforço noto que manco um bocado, mas é uma defesa e é normal. Estou a recuperar dentro do que é suposto", explicou ao Volta ao Ciclismo. Aquelas semanas após a grave queda na Volta a Portugal foram complicadas: "Apesar de não ter sido a primeira vez que me tenha acontecido isso, uma pessoa começa a pensar ao longo destes anos que é doloroso. Cheguei mesmo a ponderar abandonar. Graças a muita gente que me deu força e eu próprio que sei que tenho capacidade para fazer algo diferente, resolvi insistir mais um ano."

Edgar Pinto recordou ainda como viveu um misto de sensações. É que ainda estava a tentar acordar da anestesia, quando soube que tinha sido pai. "Caí no dia 6 e no dia 7, quando estava a ser operado, fui pai. Ainda estava meio tonto da anestesia, quando a minha mulher ligou-me a dizer que já tinha nascido e eu disse 'ah, está bem' e adormeci outra vez!" É a sorrir que fala sobre a situação, contando que só uma semana depois do nascimento é que viu a filha.

"[Joaquim Andrade] tem-me surpreendido. É um director muito empenhado. Chama a atenção a qualquer um sem problema"

Preocupado em tentar recuperar de mais uma lesão, Edgar Pinto acabou por se ver novamente a pensar no futuro, mas a nível de equipa. O projecto da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack só durou um ano. "Ficámos à última da hora sem dois patrocinadores e tivemos de nos fazer à estrada e arranjar outros patrocinadores. E estamos muito bem", assegurou o ciclista. A empresa Vito e o clube Feirense juntaram-se à BlackJack e o ciclista realçou que "o projecto é mais estável". "Parte da estrutura mantém-se, como a direcção, e agora temos a formação", referiu, destacando o novo director desportivo, Joaquim Andrade: "Temos um director realmente empenhado, que gosta de estar com os ciclistas e de ensinar os atletas e isso é muito importante para os nossos jovens."

Edgar Pinto teve Joaquim Andrade como adversário na estrada e está a gostar de agora o ter como responsável de uma equipa. "Tem-me surpreendido. É um director muito empenhado, muito atento ao que se passa, aos seus atletas, chama a atenção a qualquer um sem problema e isso é importante para o futuro. Penso que ele será uma mais valia para a equipa", salientou. As condições ainda não são as que todos desejam, mas Edgar Pinto acredita que aos poucos vão conseguir tê-las. Porém, há uma continuidade: "Transitámos quatro atletas, mais o presidente, o mecânico e o massagista. Entrou o director e outro massagista. Já nos conhecermos é uma grande ajuda."

O Feirense está a celebrar o seu centenário e também por isso resolveu regressar ao ciclismo. O presidente do clube, Rodrigo Nunes, teve um discurso ambicioso, mas Edgar Pinto considera que a pressão é algo que vai contribuir para que os ciclistas melhorem a cada dia. "É preciso [a pressão] e nós também queremos resultados", afirmou. No futebol, o Feirense está na luta pela manutenção na I Liga, pelo que: "O futebol não está na melhor forma e temos de ser nós, no ciclismo ,a dar alegrias!" Um momento de boa disposição seguido novamente pela garantia que a equipa sente a pressão, mas que "isso é bom".

"Quando estou num bom nível acontece sempre alguma coisa. Há coisas surreais, como um gato atropelar-me, uma moto bater-me"

Hugo Sancho, Luís Afonso e João Matias - que começou o ano com dois títulos nacionais de pista e um segundo lugar na Prova de Abertura Região de Aveiro - foram os ciclistas que transitaram com Edgar Pinto da equipa de 2017. Há ainda uma forte aposta em jovens, Leonel Coutinho regressou a Portugal depois de um ano em Espanha e a Vito-Feirense-BlackJack contratou ainda Ricardo Vale (ex-Rádio Popular-Boavista) e o marroquino Soufiane Haddi, ciclista que Edgar Pinto conhece bem. Foram colegas na Skydive Dubai e o português acredita que poderá ser um elemento importante. Descreve-o como um corredor rápido e que em corridas de um dia, por exemplo, poderá dar as tais alegrias ao Feirense e restantes patrocinadores. Quando a Ricardo Vale, não hesita: "Vai ser uma mais valia para a montanha."


Também Edgar Pinto gostaria de conquistar uma vitória antes da Volta a Portugal, ainda que seja essa corrida que tenha como objectivo. Bom, há outro: não acontecerem coisas estranhas. Afinal, este tem sido um ciclista que quando se apresenta em boa forma, acontece algo que lhe estraga o momento: "Quando estou num bom nível acontece sempre alguma coisa. Não sei... Há coisas surreais, como um gato atropelar-me, uma moto bater-me... São coisas estranhas que me acontecem!"

Por isso mesmo, afastada a ideia de terminar a carreira, mais do que nunca Edgar Pinto quer mostrar que pode ser candidato na Volta. Que pode conquistar algo na principal corrida para as equipas nacionais. "Quando acontecer vai ser um grande alívio para mim. São uns azares atrás dos outros. Sinto que consigo estar com os melhores, mas alguma coisa que me impede. Tenho essa vontade enorme [de vencer]!"

»»João Matias: "Se me dão mais responsabilidade é porque estão a acreditar em mim e foi algo que eu conquistei"««

»»Joaquim Andrade: "Estamos confiantes que poderemos criar a curto prazo um projecto muito forte no ciclismo"««

1 comentário:

  1. Um ciclista de enorme valor e com uma força de vontade extraordinária que na verdade tem sido perseguido por uma série impressionante de azares de corrida. Que tenha agora melhor sorte para mostrar as suas boas capacidades!Merece!

    ResponderEliminar