4 de fevereiro de 2018

Não digam que está velho e acabado! Eis Tiago Machado

Talvez tenha sido do novo equipamento! Certamente que foi de todo o talento e qualidade que Tiago Machado tem. Não lhe digam que está velho ou acabado para o ciclismo, porque não é qualquer um que se escapa aos 20 quilómetros e dos 135 que faltavam, 80 fez sozinho, num percurso com as habituais dificuldades de um país que de plano tem pouco, mas que de vento teve neste domingo mais do que suficiente para causar muitas dificuldades, além do frio... bem, bem fresquinho, mesmo para quem vai a pedalar a grande velocidade. Tiago Machado venceu a Prova de Abertura Região de Aveiro, corrida que marcou o início do calendário nacional. Foi um triundo ao seu estilo. Deram-lhe a oportunidade e Machado deu espectáculo, antes de arrancar para uma exigente temporada na Katusha-Alpecin, como um dos homens de confiança de líderes como Ilnur Zakarin e Marcel Kittel.

Depois de ter começado a época no tórrido calor da Austrália, Tiago Machado vestiu as cores da selecção nacional para na Torreira conquistar uma vitória que há muito não surgia. Rui Oliveira foi quarto e Ivo fechou na 13ª posição. Estes resultados colocaram a equipa de José Poeira como a melhor no dia em que foram estreados os novos equipamentos da Equipa Portugal. Um pequeno pormenor, é certo, pois o grande pormenor é ouvir Tiago Machado dizer o quanto se sente bem e ver como os gémeos Oliveira estão a levar para a estrada a forma que têm recentemente mostrado na pista, com a conquista de medalhas na Taça do Mundo, por exemplo.

"Para aqueles que diziam que eu estava velho, acabado para o ciclismo, acho que acabei por provar na estrada que muitas das vezes não é por estar no pelotão internacional e chegar a meia hora [do vencedor] nas etapas que deixamos de ter o nosso valor. Para os sprinters terminarem, há quem puxe. Tenho muito orgulho no trabalho que tenho feito no último ano. É um trabalho que a minha equipa valoriza muito porque sabem que não é fácil controlar etapas num pelotão com aquele valor", salientou um muito sorridente Tiago Machado. Tem 32 anos e vai para o seu oitavo no World Tour, com um interregno em 2014.

João Matias, Luís Mendonça e Rui Oliveira discutiram ao sprint
Nos últimos quilómetros a dúvida persistiu: iria Machado aguentar a perseguição liderada pelo Sporting-Tavira? A expressão "morrer na praia" começou pairar. Mas na Avenida Hintze Ribeiro lá apareceu Machado, dando o tudo por tudo, como se estivesse num Mundial. Atrás, a perseguição louca contava com João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), Luís Mendonça (Aviludo-Loulentano-Uli), Rui Oliveira, Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista), Rafael Silva (Efapel) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Machado resistiu e deixou a concorrência - que cortou a meta pela ordem descrita - onde pretendia, atrás de si.

"As sensações são boas e é bom estar num bom momento", desabafou, referindo como já tinha sido congratulado por José Azevedo, director da Katusha-Alpecin. O ciclista só pensava em saborear a vitória, para na terça-feira começar a pensar na Volta ao Algarve e na restante temporada numa equipa que se reforçou para estar em várias frentes e somar vitórias nas grandes voltas (e não só).

W52-FC Porto com início pouco feliz

Enquanto Tiago Machado festejava depois de cortar a meta, estranhava-se que os ciclistas estivessem a cortar a meta em pequenos grupos. O pelotão demorou a chegar. Duas quedas não muito longe da meta envolveram vários ciclistas e provocaram estragos. Que o diga Raúl Alarcón. O vencedor da Volta a Portugal teve mesmo de ir ao hospital, tal como Fábio Mansilhas (LA Alumínios). O arranque de temporada não foi auspicioso para a equipa que tem dominado o panorama nacional. A W52-FC Porto até viu o seu reforço, César Fonte, fugir com Machado, mas o ciclista acabou por perder o contacto com o companheiro de ocasião e o pior aconteceu pouco depois. Num incidente que envolveu ainda uma das motos de corrida, César Fonte sofreu uma queda. Também não terminou a corrida.

A Prova de Abertura Região de Aveiro teve este ano a partida em Oliveira do Bairro e depois de 155,5 quilómetros que passaram por diversas zonas, como Ílhavo e Estarreja, por exemplo, foi a Torreira que recebeu a discussão final e o pódio, que foi também o primeiro do Troféu Liberty Seguros. Esta corrida, juntamente com as clássicas da Arrábida (11 de Março) e Aldeias do Xisto (25), compõe esta competição de início de época. Tiago Machado lidera com 75 pontos, mais dez que João Matias e 15 que Luís Mendonça. Rui Oliveira é o melhor sub-23, com as diferenças a serem as mesmas para André Crispim (Liberty Seguros-Carglass) e Ivo Oliveira (foto ao lado). A selecção nacional é líder por equipas (25), seguindo-se a Aviludo-Louletanto-Uli (20) e a Liberty Seguros-Carglass (15).

Estão abertas as hostilidades no pelotão nacional e segue-se a corrida de categoria mais elevada do calendário português: a Volta ao Algarve (2.HC), de 14 a 18 de Fevereiro.

Pode ver aqui a classificação completa e neste link do Facebook estão algumas fotografias de pormenores da primeira corrida do ano em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário