14 de fevereiro de 2018

Morreu o condutor que atropelou Scarponi

(Fotografia: Facebook Astana)
O homem que há dez meses atropelou mortalmente Michele Scarponi morreu vítima de cancro. Giuseppe Giacconi, de 58 anos, esteve internado recentemente, mas não respondeu aos tratamentos, segundo noticia a imprensa italiana. Devido a esta situação, a polícia italiana deu como encerrada a investigação à morte do ciclista da Astana. Scarponi foi atropelado num cruzamento perto de casa, em Filottrano, na região de Ancona. O italiano estava a preparar a participação no Giro100 e teve morte imediata ao ser atingido pela carrinha conduzida por Giacconi.

O condutor enfrentava um possível julgamento. Em Itália noticiou-se que inicialmente Giacconi terá dito que não viu Scarponi, pois estaria encadeado pelo sol, mas mais tarde terá confessado às autoridades que estava a ver um vídeo no telemóvel. A morte de Scarponi provocou uma onda de choque. Foram muitos os ciclistas, dos mais conhecidos aos anónimos que apelaram a um maior respeito e cuidado pelas regras de trânsito de forma a evitar que acidentes como o que vitimou o ciclista de 37 anos se repetisse. Também a família do ciclista envolveu-se nesta causa.

Dias antes, Scarponi tinha regressado às vitórias ao ganhar a primeira etapa da Volta aos Alpes e seria o líder da equipa no Giro, depois da queda de Fabio Aru durante um treino. A Astana homenageou o seu ciclista deixando o dorsal 1 sem substituto, optando por correr com apenas oito ciclistas. Nos meses que se seguiram, vários corredores dedicaram as suas vitórias a Scarponi, um corredor muito respeitado e admirado no pelotão internacional.

'Scarpa', como também era conhecido, venceu o Giro de 2011 após a desclassificação de Alberto Contador. No seu currículo contava também com um Tirreno-Adriatico e uma Volta à Catalunha. Ficou ainda conhecido por partilhar nas redes sociais um parceiro invulgar de treino. Frankie, o papagaio, acompanhava muitas vezes o ciclista. Depois da morte do corredor, o papagaio foi visto no local onde Scarponi tinha sido atropelado. O ciclista era casado e tinha dois filhos pequenos. Um dos momentos que mais emocionou na altura foi o último twit que tinha colocado horas antes, na companhia dos filhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário