29 de janeiro de 2018

Gaimon e Cancellara vão resolver "diferendo" na estrada

Desafio aceite! Phil Gaimon aceitou a proposta de Fabian Cancellara de se defrontarem numa das corridas que o suíço organiza, desde que deixou o profissionalismo em 2016. É caso para dizer que os dois antigos corredores vão resolver na estrada um "diferendo" que começou em Novembro quando o americano publicou um livro, no qual relançava as insinuações que Cancellara teria recorrido a um motor na sua bicicleta para ganhar a Volta a Flandres, em 2010. O suíço colocou os seus advogados em acção para que o livro deixasse de ser vendido, exigindo ainda um pedido de desculpas. Porém, das palavras vai-se passar... aos pedais. Só falta saber onde e quando.

"Vamos ver quantos watts o Gaimon ainda tem. Eu tenho uns bons números, mesmo que não por muito tempo já que não estou em forma. Ele deveria vir a uma das minhas corridas. Há nove para escolher, para ver o quanto ele é bom", afirmou Fabian Cancellara em recentes declarações à Gazzetta dello Sport. Logo em Novembro, no auge, digamos, da polémica, Cancellara (36 anos) havia deixado uma mensagem no Twitter a incitar Gaimon a aparecer numa das suas corridas.

O americano, de 32 anos, lá cedeu. "Nunca era o meu objectivo, mas está bem. Eu deixo-te para trás na tua própria corrida. No entanto, tenho algumas condições. O meu pessoal vai falar com o teu", escreveu Phil Gaimon no Twitter. Entre as tais condições estará a possibilidade de ser o americano a escolher qual a prova em que quer participar.

O Chasing Cancellara decorre maioritariamente na Europa, mas tem uma passagem por Abu Dhabi, a 20 de Março, no circuito Yas Marina, que tem recebido a última etapa da Volta a Abu Dhabi (já agora, que Rui Costa ganhou no ano passado). Mas essa não deverá interessar a Phil Gaimon, que é provável que procure terreno mais montanhoso. As duas corridas que têm os Alpes como cenário serão mais atractivas. A 24 de Junho decorre a Disentis-Andermatt e a 19 de Agosto realiza-se uma das mais exigentes deste calendário: Aigle a Villars-sur-Ollon, com passagens nos Col des Mosses, Col du Pillon, Col de la Croix, com um desnível acima dos 2700 metros em pouco mais de 80 quilómetros.

Ambos os ciclistas terminaram a carreira em 2016. Fabian Cancellara mantém-se ligado ao desporto, também numa vertente de empresário e até experimentou o triatlo. Entretanto esteve na universidade. Phil Gaimon, muito menos mediático, escreveu um livro que acabou por lhe trazer bastante atenção, intitulado Draft Animals: Living the Pro Cycling Dream (Once in a While).

"Quando se vêem as imagens, as acelerações dele não são nada naturais. É como se tivesse problemas em manter os pés nos pedais. Aquele cabrão provavelmente tinha um motor." Esta foi a frase que originou toda a polémica, com Gaimon a defender-se, dizendo que foi tirada do contexto e que não estava a alegar nada de novo. As suspeitas de Cancellara utilizar um motor na sua bicicleta já existem desde a tal Volta a Flandres em 2010, mas o livro de Gaimon reacendeu o interesse que até levou o novo presidente da UCI, David Lappartient, a querer que o caso fosse investigado. Numa nota à parte, em Março deverão ser anunciadas novas medidas de fiscalização das bicicletas para descobrir eventuais motores.

Quanto ao frente-a-frente entre Gaimon e Cancellara é esperar por novidades, mas não deixa de ser um ponto de interesse extra-ciclismo profissional! De referir que as corridas do Chasing Cancellara estão abertas ao público em geral e a primeira está marcada para 9 de Março, em Maiorca. Pode ver mais informações no site oficial.

»»A nova vida de um Cancellara universitário, triatleta e empresário««

»»Uma frase num livro e o alegado motor de Cancellara volta a ser assunto do dia««

»»Cancellara quer que livro deixe de ser vendido e exige pedido de desculpas««

Sem comentários:

Enviar um comentário