9 de janeiro de 2018

Daniel Martin e Ben Swift lideram UAE Team Emirates. Sunweb vem ao Algarve mostrar jovens talentos

Daniel Martin, agora na UAE Team Emirates, venceu em 2017 no Alto da Fóia
Não haverá Rui Costa, nem Fabio Aru, mas Daniel Martin regressa à Volta ao Algarve e este é um ciclista que não tem por hábito competir apenas para cumprir calendário. E há um ano demonstrou isso mesmo, ao vencer a etapa no Alto da Fóia. O irlandês trocou a Quick-Step Floors pela UAE Team Emirates e tem como objectivo da temporada a Volta a França. Swift também não estará com meias medidas. O britânico deixou a Sky para procurar mais oportunidades, mas o primeiro ano na nova equipa foi para esquecer. Resultados exigem-se e Swift junta-se assim a Arnaud Démare (FDJ) na luta pelos sprints, que poderá contar ainda com John Degenkolb (Trek-Segafredo), Edvald Boasson Hagen (Dimension Data) e Dylan Groenewegen (Lotto-Jumbo), mas é de salientar que há muitas equipas que ainda não confirmaram os seus eleitos.

Além de Martin, a UAE Team Emirates traz uma equipa muito interessante na perspectiva de disputar a geral. Valerio Conti é um bom trepador e já venceu uma etapa na Vuelta. Outro italiano, Edward Ravasi, tem apenas 23 anos, mas com potencial para a montanha. Jan Polanc pertence a uma geração que está a colocar a Eslovénia no mapa do ciclismo e se Martin não estiver à altura dos acontecimentos, Polanc pode espreitar entrar na luta pela vitória. Aos 25 anos, já conta com duas etapas no Giro. O norueguês Vegard Stake Laengen estará no apoio a Swift, mas dêem-lhe uma oportunidade e não a desperdiçará. Aos 35 anos, o australiano Rory Sutherland agarrou um novo desafio, deixando a Movistar. Poderá ser um ciclista importante ao lado de Daniel Martin e de Jan Polanc.

A UAE Team Emirates fará a sua estreia na Volta ao Algarve, tal como a Sunweb. Enquanto a equipa de Abu Dhabi traz um conjunto cheio de intenções, a alemã irá mostrar alguns dos jovens talentos, que serão liderados por um muito experiente Laurens ten Dam. Não estarão Tom Dumoulin nem Wilco Kelderman, mas atenção a ciclistas como Sam Oomen e Louis Vervaeke.

E Sam Oomem merece que se siga a sua prestação com muita (mesmo muita) atenção. Este holandês de 22 anos é desde já um forte candidato à classificação da juventude. Estamos a falar de um ciclista que venceu a Volta a França do Futuro em 2016, estava na equipa que foi campeã mundial em Bergen na especialidade e só para se perceber melhor o talento deste jovem, em 2017 foi: 15º na Ruta del Sol, 14º no Paris-Nice, 19º na Volta ao País Basco, nono na Califórnia, 14º no Critérium du Dauphiné, sétimo na Volta à Polónia e 11º no último monumento do ano, Il Lombardia. Estreou-se numa grande volta na Vuelta, tendo abandonado na 14ª etapa, mas até lá estava a ser de uma regularidade tremenda, com tops 20 e 30 e um oitavo lugar em Cumbre del Sol, além do terceiro no contra-relógio colectivo que abriu a corrida.

Enquanto Dumoulin atinge a maturidade, a Sunweb vai já preparando a próxima geração e "prendeu" Oomen até 2020. O alemão Kämna é vice-campeão mundial de sub-23, o belga Vervaeke (24) deixou a Lotto Soudal para tentar procurar um diferente protagonismo. Lennard Hofstede (holandês de 23 anos) e Jai Hindley (australiano de 21 e um dos reforços de 2018) irão ganhar experiência, enquanto o veterano Laurens ten Dam (37) terá uma das poucas oportunidades durante o ano para lutar por uma vitória, com Simon Geschke - o barbudo do pelotão, como é conhecido - a poder assumir um papel de apoio ou então procurar estar um pouco em destaque, pois é um ciclista que tendo liberdade gosta de entrar em fugas.

A Volta ao Algarve arranca a 14 de Fevereiro, em Albufeira, e termina no dia 18, no Alto do Malhão. É o segundo ano em que tem a categoria 2.HC, a segunda mais importante depois das corridas do World Tour. Bateu mais um recorde ao garantir 13 equipas das 18 equipas do World Tour, mais uma do que em 2017. Terá transmissão televisiva no Eurosport e TVI24.

Além da UAE Team Emirates e Sunweb, também a FDJ, Katusha-Alpecin e Caja Rural já enviaram a lista de pré-inscritos. Ciclistas como Peter Kennaugh (Bora-Hansgrohe), Geraint Thomas (Sky) e Louis Meintjes (Dimension Data) também já confirmaram a pretensão de estar na Algarvia, que poderá ainda contar com nomes como Bauke Mollema e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) e Dylan Teuns (BMC), por exemplo.

»»Tony Martin e Arnaud Démare inscritos na Volta ao Algarve««

»»Pelotão da Volta ao Algarve com recorde de equipas World Tour mas sem Amaro Antunes««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário