11 de dezembro de 2017

UCI confirma licenças. Seis novas equipas Profissionais Continentais e uma que fica em suspenso

Estão confirmadas as equipas que vão competir no escalão World Tour e Profissional Continental. Se no principal não há novidades, já no segundo haverá seis equipas novas, duas das quais espanholas, três americanas e uma francesa. A única dúvida é a Aqua Blue Sport. O pedido de licença da formação irlandesa ainda está a ser analisado. Para já são 26 as que vão para a estrada em 2018, neste segundo escalão.

A questão da Aqua Blue Sport não foi esclarecida. A equipa divulgou um comunicado, no qual explica que "continua a trabalhar com a Comissão de Licenças para assegurar que todos os critérios para atribuição [da licença] são cumpridos de acordo com os regulamentos da UCI". Salienta que não fará mais comentários até o caso estar resolvido, partilhando o discurso da UCI. Garante apenas que os ciclistas vão continuar concentrados em preparar a próxima temporada. As equipas têm de corresponder aos critérios ético, financeiro, administrativo e organizacional para obterem as licenças que solicitam.

A equipa irlandesa estreou-se em 2017 e conseguiu um convite para estar na Volta a Espanha. Sofreu um enorme percalço quando o autocarro foi vandalizado e parte ardeu. No imediato as equipas presentes ajudaram no que foi preciso, mas foi de Portugal que chegou o autocarro "suplente", cedido pela LA Alumínios-Metalusa-BlackJack. A Aqua Blue Sport acabou por ter um grande momento quando Stefan Denifl ganhou uma etapa. Ao todo a equipa somou quatro vitórias, a primeira na Volta a Suíça, por Larry Warbasse. A estrela da equipa é o sprinter britânico Adam Blythe, campeão nacional em 2016, que representou equipas como a Tinkoff, Orica e BMC.

Quanto às novas equipas Profissionais Continentais, já era conhecida a Axeon Hagens Berman de Axel Merckx, que este ano contou com os gémeos Oliveira e em 2018 tem já confirmado João Almeida. Junta-se a Rally Cycling - presença habitual nas provas de início de temporada em Portugal - e a Holowesko-Citadel powered by Arapahoe Resources, também dos Estados Unidos. Em Espanha confirma-se a subida de duas formações também bem conhecidas por cá: a Euskadi Basque Country-Murias e a Burgos-BH, que reforçou-se com o português José Mendes. O novo projecto francês, Vital Concept, será uma equipa que irá receber certamente atenção, pois conta com o sprinter Bryan Coquard.

De referir ainda a Caja Rural que terá na sua equipa pelo segundo ano Rafael Reis, enquanto Joaquim Silva deixa a W52-FC Porto para agarrar um novo desafio na formação espanhola. Amaro Antunes estará na polaca CCC Sprandi Polkowice e Ricardo Vilela na colombiana Manzana Postobón. Portugal continua sem representantes a nível de equipas, mas quem sabe em 2019 a história seja outra...

No World Tour mantém-se as 18 equipas que competiram em 2017. Porém, apesar de na lista divulgada só aparecer um dos novos nomes, a EF Education-Drapac powereb by Cannondale, haverá outras duas alterações: a FDJ passará a ser a Groupama-FDJ, enquanto a Orica-Scott será a partir de 1 de Janeiro a Mitchelton-Scott.

Licenças atribuídas pela UCI

World Tour: AG2R La Mondiale (FRA), Astana (CAZ), BMC (EUA), Bora-Hansgrohe (ALE), Dimension Data (RSA),  EF Education First-Drapac powered by Cannondale (EUA), Francaise des Jeux (FRA), Movistar (ESP), Mitchelton Scott (AUS), Bahrain Merida (BAH), Katusha-Alpecin (SUI), Lotto-Jumbo (HOL), Lotto Soudal (BEL), Quick Step Floors (BEL), Sky (GB), Sunweb (ALE), Trek-Segafredo (EUA), UAE Team Emirates (EAU).

Profissionais Continentais: Androni Giocattoli (ITA), Aqua Protect Veranclassic (BEL), Bardiani CSF (ITA), Burgos-BH (ESP), Caja Rural- Seguros RGA (ESP), CCC Sprandi Polkowice (POL), Cofidis (FRA), Cycling Breizh (Fortuneo Oscaro) (FRA), Delko Marseille (FRA), Direct Energie (FRA), Euskadi Murias (ESP), Gazprom-Rusvelo (RUS), Hagens Berman Axeon (EUA), Holowesko Citadel (EUA),Israel Cycling Academy (ISR), Manzana Postobon (COL), Nippo-Vini Fantini (ITA), Rally Cycling (EUA), Roompot (HOL), Sport Vlaandaren-Baloise (BEL), Novo Nordisk (EUA), Unitedhealthcare (EUA), Veranda's Willems Crelan (BEL), Wanty (BEL), Wilier Triestina-Selle Italia (ITA), Vital Concept (FRA).

Em análise: Aqua Blue Sport.

»»FDJ terá novo nome e mais dinheiro em 2018««

»»Kittel autorizado a vestir equipamento da Katusha-Alpecin para mostrar "hipocrisia da UCI"««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário