18 de dezembro de 2017

Lobato despedido. Tolhoek e Eenkhoorn recebem segunda oportunidade

Lobato não irá cumprir o segundo ano de contrato com a equipa holandesa
(Fotografia: Lotto-Jumbo)
A Lotto-Jumbo já decidiu o futuro dos três ciclistas que violaram o regulamento interno ao ingerirem um medicamento para dormir não autorizado pela equipa médica. Juan José Lobato viu o seu contrato ser terminado, enquanto os dois jovens, Antwan Tolhoek e Pascal Eenkhoorn, foram suspensos por dois meses, mas em Fevereiro serão reintegrados nos trabalhos da formação holandesa.

Voltou a ser realçado que não se tratou de substâncias proibidas segundo as regras anti-doping, mas o desrespeito pelas da Lotto-Jumbo. Foi explicado, através de um comunicado, que foram tidos em conta "os aspectos legais e pessoais" na decisão que ditou o futuro dos três ciclistas que na semana passada foram expulsos do estágio. O espanhol Juan José Lobato, de 28 anos, terá tentar prosseguir a sua carreira noutra equipa. "Foi decidido terminar a cooperação desportiva no interesse tanto do ciclista, como da equipa", lê-se no texto divulgado pela Lotto-Jumbo.

Lobato deixou a Movistar para procurar mais oportunidades em 2017 na equipa holandesa. No entanto, a época ficou aquém do esperado, com o segundo lugar na quarta etapa da Vuelta a ser dos melhores resultados. Somou apenas uma vitória, na primeira tirada do Tour de l'Ain. O corredor, que se estreou no World Tour em 2013 na Euskaltel-Euskadi, ainda tinha mais um ano de contrato com a Lotto-Jumbo, contudo, terá agora de procurar uma nova equipa, numa altura em que os plantéis já estão praticamente todos fechados. E há ainda que ter em conta que a reputação do ciclista está manchada. Além de ter sido apanhado a tomar medicamentos não autorizados pelos médicos da Lotto-Jumbo, estes seriam seus e não dos companheiros também envolvidos no caso, segundo os meios de comunicação social holandeses.

Os holandeses Antwan Tolhoek e Pascal Eenkhoorn vão ter uma segunda oportunidade, mas foram avisados que terão de ser "ciclistas profissionais exemplares": "A equipa responsabiliza-se pela saúde dos ciclistas e experiências que colocam em perigo a saúde destes não são aceitáveis. No contexto da política de desenvolvimento de talento que a Lotto-Jumbo defende, a equipa proporcionou uma nova oportunidade a Tolhoek e Eenkhoorn para se tornarem em ciclistas profissionais exemplares."

Tolhoek tem 23 anos e tal como Lobato assinou pela Lotto-Jumbo para 2017 e 2018. Estagiou em 2015 na Tinkoff, mas no ano seguinte competiu pela Roompot. Antwan Tolhoek mostrou talento para as corridas por etapas e também em corridas por um dia. Estava a afirmar-se como um bom homem de trabalho para os líderes e a equipa vê nele potencial, dada a margem de progressão que tem.

Já Pascal Eenkhoorn dificilmente poderia ter começado da pior maneira a sua carreira como profissional. Destacou-se este ano ao vencer a classificação da juventude na Volta à Normandia e mais tarde na Rhône-Alpes Isère Tour. Tem demonstrado capacidades de trepador, sendo um dos seus pontos fortes, aos 20 anos, o contra-relógio. Foi segundo classificado nos Nacionais nesta especialidade, na categoria de sub-23.

De recordar que a situação chegou a assustar os responsáveis da Lotto-Jumbo, pois quando Lobato foi descoberto, ninguém o conseguiu acordar. Foi chamada uma ambulância e o espanhol e Eenkhoorn acabaram por passar a noite no hospital, enquanto Tolhoek regressou ao hotel pouco depois. Os dois jovens mostraram sinais de mudança de comportamento e de estarem confusos, o que levou à suspeita que algo estava errado, confirmada com o estado de Lobato.


Sem comentários:

Enviar um comentário