15 de dezembro de 2017

Froome contrata advogado que defendeu Contador, Henao e Bruyneel

(Fotografia: Filip Bossuyt/Flickr/Wikimedia Commons)
O caso é sério e Chris Froome escolheu um experiente advogado na defesa de atletas que enfrentam questões relacionadas com doping. O britânico está em estágio em Maiorca e tenta manter uma impossível discrição e ainda mais impossível normalidade. Porém, o ciclista da Sky sabe que tem pela frente o enorme desafio de evitar uma suspensão e manter a vitória na Volta a Espanha. E para isso contratou o advogado que já esteve ao lado de várias figuras do ciclismo e de outras modalidades. Mike Morgan ganhou uns casos e perdeu outros, entre eles o de Alberto Contador e o do director Johan Bruyneel.

O nome deste advogado britânico e da sua firma, avançado pelos jornais Times e Daily Mail, começou a aparecer precisamente no caso de Alberto Contador, em 2011. Então, Morgan fazia parte da equipa legal que tentou provar que a substância clenbuterol detectada durante o Tour do ano anterior, tinha sido devido a um bife contaminado. Não teve sucesso. Contador foi suspenso e viu vários resultados serem riscados - foi autorizado a competir enquanto decorria o processo - incluindo o Tour de 2010 e o Giro de 2011.

Johan Bruyneel também foi seu cliente, no caso que teve Lance Armstrong como grande protagonista. O homem que tinha sido o responsável da US Postal Service foi banido por dez anos. Mas nem tudo correu mal a Mike Morgan. Em 2016 assumiu a defesa de Sergio Henao quando o colombiano da Sky voltou a ter problemas com o seu passaporte biológico. Desta feita, tudo ficou esclarecido a favor do ciclista, tal como aconteceu com Lizzie Deignan - que é casada com o corredor da Sky Philip Deignan -, que ao falhar por três vezes em esclarecer o seu paradeiro, incorria numa suspensão que a levaria a ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Uma das falhas foi retirada e Deignan foi ao Brasil. A tenista Maria Sharapova, a oito vezes medalhada olímpica Veronica Campbell-Brown (atletismo), o futebolista Mamadou Sakho também já recorreram aos serviços de Morgan.

Além da equipa legal, haverá ainda uma de médicos que tentará comprovar que o uso de salbutamol não foi acima dos limites legais, demonstrando como poderá ter o metabolismo reagido e levado aos valores identificados no teste anti-doping: o dobro do permitido. A amostra foi recolhida a 7 de Setembro, na 18ª etapa da Volta a Espanha, tendo a Sky e o ciclista sido notificados no dia 20 desse mês.

A substância é utilizada por ciclistas que sofrem de asma. Não é uma que acarrete suspensão imediata, pelo que Froome pôde continuar a competir e irá fazê-lo até à conclusão do caso.

Para já, o ciclista tenta manter a normalidade na sua preparação para 2018. Froome pretende disputar o Giro e o Tour e ainda se desconhece onde irá começar a temporada. Em Maiorca, segundo conta o jornal espanhol As, a Sky remete-se ao silêncio, mas Froome lá vai reagindo com sorrisos às palavras de apoio que tem ouvido de alguns adeptos.

»»A luta pela credibilidade e pela sobrevivência««

»»O caso Chris Froome por pontos««

Sem comentários:

Enviar um comentário