29 de novembro de 2017

Uma batalha nos Alpes para decidir um Giro que já é histórico

(Fotografia: Giro d'Italia)
A 100ª edição de uma grande corrida só por si já dá que falar. Os organizadores da Volta a Itália não quiseram perder o embalo e têm desde já um Giro101 muito mediático. Tudo começou há umas semanas com a confirmação que o arranque será em Israel. Nunca uma grande volta começou fora da Europa. Esta quarta-feira era dia para se conhecer o restante percurso e não faltam pontos de interesse. Mas, de repente, antes do final da cerimónia, surge a notícia que Chris Froome e a Sky confirmavam que iriam estar presentes. Fabio Aru, Vincenzo Nibali, Tom Dumoulin e Alberto Contador estavam em Milão e lá tiveram de comentar o que se tornou na notícia do dia.

Devido ao impacto imediato da decisão do britânico, até parece que não há mais nada para se falar sobre a Volta a Itália. Mas há. A começar que os sprinters não devem ter gostado muito do percurso. Sete etapas são talhadas para este tipo de ciclistas - não sendo todas necessariamente planas -, mas bem vão ter de sofrer nas restantes tiradas. Não segue o caminho da Vuelta, mas ainda assim em Itália aposta-se numa luta viva pela maglia rosa na maioria dos dias.

Haverá oito chegadas em alto, com seis etapas de alta montanha e outras tantas de média. Os três primeiros dias serão em Israel, com um prólogo de 9,7 quilómetros em Jerusalém. Devido à deslocação que será necessário fazer para regressar a Itália, o Giro começa a uma sexta-feira, dia 4, pois haverá um dia de paragem logo na segunda-feira. Catania recebe a partida da corrida "em casa". Na sexta etapa haverá uma subida ao Etna para começar a animar a montanha (esperemos que o vento não volte a limitar a táctica dos favoritos, como aconteceu em Maio último). Mas será o Monte Zoncolan que muito se vai aguardar (não só, claro). Os dois dias antes até serão bastante planos, coisa rara na 101ª edição, contudo, a 14ª etapa irá ser animada. Talvez não para decidir muito, ou mesmo nada na luta pela geral, mas com pendentes a atingirem os 20%, poderá alguém ter ideias de tentar ganhar algum tempo, principalmente se o contra-relógio não for o seu forte. Na 16ª haverá um de 34,5 quilómetros, que é pouco acidentado. Atenção que a 15ª etapa é um sobe e desce de respeito.

O percurso parece ter sido desenhado com o intento de manter a indefinição até às três etapas nos Alpes (18ª a 20ª). Em Prato Nervoso termina a primeira das decisões, num dia em que só no final haverá uma verdadeira dificuldade. Segue-se a que deverá ser a etapa rainha, com a Cima Coppi (ponto mais alto) no Colle delle Finestre (2178 metros). Quatro subidas em 181 quilómetros e o Finestre está só a meio (ver gráfico em baixo).



A 20ª etapa será longa, 214 quilómetros, mas serão os últimos 85 quilómetros que deverão centrar as atenções, caso a maglia rosa ainda esteja em jogo. Não são as subidas mais longas, nem de maior pendente (entre 10 a 15%), mas com a maioria dos 20 dias a serem testes atrás de testes, poder-se-á ter um final tão incerto como se de um contra-relógio final se tratasse, como aconteceu este ano.



No Giro100 não houve etapa de consagração, mas em 2018 regressa o dia para os sprinters resistentes tentarem subir ao derradeiro pódio. É Roma que receberá o circuito final (118 quilómetros) a 27 de Maio.

Etapas da 101ª edição da Volta a Itália: 3546,2 quilómetros
(os * indicam o grau de dificuldade da tirada)

1ª: Jerusalém-Jerusalém, 9,7 quilómetros (contra-relógio individual) ***
2ª: Haifa-Telavive, 187 *
3ª: Beersheba-Eilat, 229 *
Dia de descanso
4ª: Catania-Caltagirone, 191 ***
5ª: Agrigento-Santa Ninfa, 152 ***
6ª: Caltanissetta-Etna, 163 ****
7ª: Pizzo-Praia a Mare, 159 ****
8ª: Praia a Mare-Montevergine di Mercogliano, 208 ***
9ª: Pesco Sannita-Gran Sasso d’Italia, 224 ***
Dia de descanso
10ª: Pene-Gualdo Tadino, 239 ***
11ª: Assisi-Osimo, 158 ***
12ª: Osimo-Imola, 213 **
13ª: Ferrara-Nervesa della Battaglia, 180 **
14ª: San Vito al Tagliamento-Monte Zoncolan, 181 *****
15ª: Tolmezzo-Sappada, 176 ****
Dia de descanso
16ª: Trento-Roveretto, 34,5 (contra-relógio individual) ***
17ª: Riva del Garda-Iseo, 155 **
18ª: Abbiategrasso-Prato Nevoso, 196 ****
19ª: Venaria Reale-Bardonecchia, 181 *****
20ª: Susa-Cervinia, 214 *****
21ª: Roma-Roma, 118 *

»»Depois da edição centenária há que "criar algo grande". Será este um "Giro Santo"?««

»»Um Tour para testar ainda mais Chris Froome e a Sky««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário