9 de novembro de 2017

Ciclista chinês suspenso dois anos após agressões

Sem perdão. A federação chinesa teve mão pesada para o ciclista que reagiu ao murro e pontapé a um alegado toque do carro da equipa suíça, que lhe teria provocado a queda. As imagens tornaram-se virais na internet e de nada serviu o pedido de desculpa de Wang Xin nas redes sociais. Ser expulso da corrida foi a menor das sanções. O corredor chinês foi suspenso por dois anos por "violência irracional", como descreveu a federação. Mas o organismo não ficou por aqui. A equipa e alguns dos seus membros também foram castigados.

O caso aconteceu a semana passada na sétima etapa da Volta a Hainan. Wang Xin, de 25 anos, culpou o carro da selecção suíça de ter provocado a sua queda. Ou seja, tocou-lhe, segundo o atleta. Nas imagens vê-se o ciclista chinês a atirar um bidão e mais tarde, já na meta atacou ao murro e pontapé um dos membros da formação helvética e tentou agredir outro, tendo mesmo agarrado uma bomba de encher pneus, que depois se vê na mão de um polícia.

A organização da corrida expulsou de imediato Wang Xin e a equipa Keyi Look, mas desde logo foi avançado que a federação chinesa poderia aplicar mais sanções. E aqui estão elas. Além da suspensão do ciclista, o director e outros dois membros da equipa estão proibidos de trabalhar no ciclismo profissional, com a federação a considerar que falharam em controlar o seu ciclista. E em 2018 não haverá Keyi Look na estrada, pois a estrutura está impedida de pedir a licença (Continental) para o próximo ano. Só poderá regressar em 2019.

O organismo chinês referiu no comunicado que tem uma "tolerância zero" para este tipo de incidentes. Escreveu que exige que todos, sejam chineses ou estrangeiros, respeitem as regras de disciplina.

A Keyi Look é uma equipa formada essencialmente por ciclistas da China, mas também por cazaques. Alguns até passaram ou pela estrutura Continental da Astana, ou no caso de Maxat Ayazbayev, esteve dois anos e meio na equipa do World Tour. Há ainda Daniel Dominguez, espanhol de 32 anos que tem passado por formações de vários países, sempre do terceiro escalão.

O antigo ciclista Danilo Hondo é agora o director da selecção suíça e nega as acusações de Wang Xin. Hondo afirmou que o ciclista tocou na roda de um atleta que ia à sua frente e não no carro.

No link em baixo pode ler as declarações de Danilo Hondo e ver o vídeo da cena de pancadaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário