12 de outubro de 2017

Selecção jovem mas de luxo para os Europeus de Pista

Os eleitos: Rui Oliveira, João Matias, César Martingil e Ivo Oliveira
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
São jovens de enorme talento, tanto na pista como na estrada. Ainda estão a percorrer o seu caminho rumo ao mais alto nível e esta presença nos Europeus de Pista é mais um passo. João Matias é o mais velho (26 anos), os restantes ainda são sub-23, mas já com muitos quilómetros de pista. No caso de Rui e Ivo Oliveira (21), Portugal apresenta títulos nas camadas jovens, enquanto César Martingil (22) tem demonstrado estar cada vez melhor nesta vertente no ciclismo e dedicou-se muito à preparação para estes Europeus.

São jovens, mas compõem uma selecção de luxo no ciclismo de pista nacional. Dão garantias que Portugal estará na luta por bons resultados. São jovens, mas experientes nesta vertente. O ciclismo de pista entrou definitivamente nos objectivos dos atletas lusos em termos de carreira. Não se esperam medalhas, mas também não seria uma surpresa se conquistassem alguma. Recentemente, César Martingil - o estreante numa competição deste género em elite - disse ao Volta ao Ciclismo que ambiciona um top cinco, mas foi mais longe: "Penso que os que vão, vão tirar uma medalha." Se calhar, até se espera uma medalha... Na altura das declarações, no Festival de Pista de Tavira, ainda se desconhecia os convocados finais, agora divulgados pelo seleccionador Gabriel Mendes. De realçar que César Martingil irá deixar a Liberty Seguros-Carglass para assinar por uma equipa de elite nacional. Irá dar o passo rumo ao profissionalismo, mas para já diz apenas que continuará de tons de azul.

Um dos objectivos assumidos pelo seleccionador é a presença nas finais de perseguição individual, algo que seria inédito para Portugal na categoria de elite. E há que não esquecer que o trabalho que vai sendo agora realizado tem também em mente os Jogos Olímpicos. Portugal quer apurar atletas para Tóquio2020.

Rui Oliveira, campeão europeu de eliminação, e o irmão gémeo Ivo, vice-campeão europeu de perseguição, alcançaram os melhores resultados nos recentes Europeus de Pista em sub-23, que se realizaram em Anadia. Ambos representam a equipa americana da Axeon Hagens Berman. João Matias foi aos Mundiais, em Abril, juntamente com Ivo Oliveira, e o ciclista da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack realizou uma corrida de scratch emocionante, com a medalha a parecer que estava tão perto. Não a alcançou, mas foi uma exibição marcante. Matias foi entretanto uma das figuras da Volta a Portugal, ao vestir a camisola da montanha durante várias etapas, tendo depois vencido dois dos circuitos de final de temporada, naquelas que foram as primeiras vitórias como profissional. Motivação não lhe falta, certamente,

Além da perseguição individual, os representantes portugueses vão competir no omnium (scratch, tempo race, eliminação e corrida por pontos), madison e  na corrida de eliminação. Nestes casos, o objectivo passa por um top oito.

Berlim, Alemanha, é o palco destes Europeus. A toda poderosa Grã-Bretanha, Holanda, a própria selecção da casa... a Europa tem selecções fortíssimas, mas ainda assim Portugal apresenta um grupo de jovens que já demonstraram que podem fazer frente aos grandes nomes, pois também eles se querem tornar em figuras do ciclismo de pista (e não só) e têm capacidade para tal.

Os Europeus realizam-se entre 18 e 22 de Outubro e serão transmitidos pelo Eurosport. Aqui ficam os horários previstos para as competições nas quais estarão os ciclistas portugueses:

19 de Outubro 
19:15 - Final de scratch 

20 de Outubro 
Omnium - scratch (12:00), tempo race (14:15), eliminação (16:20) e corrida por pontos (19:20)
16:50 - Eliminação

21 de Outubro 
Perseguição Individual - 14:00 (qualificação) e 19:20 (final) 
17:00 - Corrida por Pontos

22 de Outubro 
15:00 - Madison



Sem comentários:

Enviar um comentário