2 de outubro de 2017

Lesões de ciclista abalroado por carro nos Mundiais são mais graves

(Fotografia: Twitter Joni Kanerva)
Joni Kanerva encontra-se a recuperar no hospital das lesões que são mais graves do que o inicialmente avançado. O jovem ciclista finlandês foi abalroado pelo carro de apoio da selecção Argentina durante a corrida de sub-23, nos Mundiais de Bergen. Naquele momento circulava-se a cerca de 70 quilómetros/hora e a queda de Kanerva foi  muito aparatosa, pois acabou por ser atirado contra as barreiras. Na altura foi adiantado que o ciclista tinha partido a clavícula e umas costelas. Afinal a situação é bem pior e foi o próprio quem confirmou.

"No hospital pensei que tinha sido uma queda normal, mas afinal foi um pouco pior", afirmou ao site finlandês Kymen Sanomat. Além das lesões avançadas inicialmente, Kanerva fracturou a vértebra C1 e ficou ferido gravemente na zona da bacia. Perdeu parte da orelha, mas que os médicos conseguiram recuperar, apesar de Kanerva ter dito que não foi um trabalho fácil, tendo precisado de muitos pontos. Sofreu ainda uma concussão.

É a lesão no pescoço que poderá provocar mais problemas na recuperação do jovem corredor de 22 anos. "De acordo com os médicos a fractura está estável e não é necessário uma intervenção cirúrgica", explicou. Kanerva irá passar mais uns dias no hospital, mas serão precisas várias semanas até que possa pensar em regressar aos treinos.

A UCI multou o responsável pelo acidente em dois mil francos suíços (cerca de 1750 euros), mas poderão ser aplicadas mais sanções. Já as autoridades norueguesas estão a investigar o acidente que aconteceu há pouco mais de uma semana.

Kanerva parece tentar manter alguma boa disposição, mas referiu que ninguém da comitiva argentina lhe dirigiu qualquer palavra. "Eu tive alguma sorte. As lesões são graves, mas podiam ser piores", afirmou. "Ninguém me pediu desculpa. A polícia sabe quem era o condutor e dizem que há acusações sérias tanto da polícia, como da UCI", acrescentou.

Um veículo parou para dar apoio a um ciclista, o que levou o carro da Argentina a desviar-se. Porém, Kanerva estava naquele momento a passar. "Olhei para baixo por um breve momento e quando levantei a cabeça o carro estava à minha frente", explicou. O ciclista foi atirado ao chão, mas o condutor do carro nem sequer parou, seguindo a grande velocidade. Daniel Martin, irlandês da Quick-Step Floors, enviou uma mensagem a Kanerva, via Twitter, na qual referia precisamente esse facto: o condutor não parou para ajudar o ciclista. O ciclista diz mesmo que deveria ser banido.



Sem comentários:

Enviar um comentário