2 de setembro de 2017

Assim se desce com muita adrenalina os 659 degraus do Santuário de Santa Luzia

(Fotografia: Hugo Silva/Red Bull Content Pool)
659 degraus é um desafio para qualquer um, seja lá como se os for enfrentar. Aquela subida até ao Santuário de Santa Luzia feita de bicicleta de estrada dá uns finais de corrida bem interessantes. Gustavo Veloso ganhou lá uma etapa da Volta a Portugal este ano. Descer os degraus propriamente ditos, é outra história e não se pode dizer que a descer todos os santos ajudam. "A exigência é máxima, pois a proximidade dos degraus e a velocidade não deixam margem para muitos erros." Quem o diz é Marcelo Gutierrez, um colombiano que se apaixonou por aquele local em Viana do Castelo mal o viu e que desde logo começou a imaginar como seria descer os 659 degraus.

Depois de muitos treinos concretizou o desafio em Julho em apenas 1:15 minutos, acompanhado pelo português Francisco Pardal. “A ideia surgiu há dois anos, quando encontrei este incrível percurso durante um simples passeio. Além da vista incrível, fiquei fascinado com todas aquelas escadas e a grande inclinação do terreno. Descobri aqui um novo desafio e durante alguns dias procurei encontrar o ritmo certo para o superar, melhorando os tempos a cada descida", afirmou ao site da Red Bull.

O feito ficou registado num espectacular vídeo que pode ver em baixo.



Em Portugal, não é só em Viana do Castelo que Gutierrez (27 anos) gosta de desafiar os limites. "Na Lousã é muito bom, desde que não esteja demasiado seco. Da última vez que lá estive estava muito seco, por isso, também depende muito do estado do tempo, mas é um óptimo sítio. Arouca é bom e Ponte de Lima é também um óptimo spot. Já estive também em Sintra. Há muitos sítios muito bons em Portugal! É uma loucura! As pessoas são muito simpáticas, arranjam os trilhos. É divertido", afirmou Gutierrez.


(Fotografia: Hugo Silva/Red Bull Content Pool)
Porém, Viana do Castelo será sempre um lugar especial, pois foi uma espécie de amor à primeira vista: "Tem uma vista espectacular! Enquanto subia, reparei naquelas escadas todas e pensei em descer por ali, esperando não me meter em apuros. A partir daí, fui lá todos os dias e, a cada novo dia, descia mais rápido e encontrava novas gaps. Estava com uma bicicleta de Enduro e ela estava a sofrer [risos]!Nnão estava a gostar! Quando passei para a de Downhill, foi super divertido."

E caso alguém esteja a pensar fazer o mesmo que Gutierrez, aqui fica um conselho de um dos principais atletas desta modalidade: "Se tentares ir rápido, boa sorte, verás as consequências. Precisas de encontrar a velocidade certa."

Um pouco de história: da autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra, que era natural desta região, o Santuário de Santa Luzia foi inspirado na basílica do Sagrado Coração, em Paris, cidade onde estudou. A obra foi iniciada em 1904 e concluída em 1959.

»»Prepare-se para descer a 167 quilómetros/hora numa bicicleta««

»»Descer assim não é para todos... Mas é para todos verem!««

Sem comentários:

Enviar um comentário