22 de abril de 2017

Volta a Portugal: uma etapa traiçoeira logo ao terceiro dia

(Fotografia: Volta a Portugal)
Os pormenores da 79ª Volta a Portugal vão sendo revelados e à terceira etapa é bom que os candidatos tenham muita atenção. Os cerca de 170 quilómetros entre Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, e Bragança serão muito "acidentados", o que poderá permitir fazer algumas diferenças. Joni Brandão, que este ano vai atacar a corrida com as cores do Sporting-Tavira, deixou o aviso: “Esta pode ser uma daquelas etapas que traiçoeira, porque é um sobe e desce constante e depois temos a chegada a Bragança que não é propriamente fácil."

Figueira de Castelo Rodrigo regressa ao percurso da Volta após uns anos de ausência e o vencedor do ano passado, Rui Vinhas, destacou como o calor pode ter o seu papel: “Nesta zona faz sempre muito calor e isso pode fazer diferença. Espero que seja um bom espectáculo, nós vamos tentar contribuir para isso!” O ciclista da W52-FC Porto e Joni Brandão estiveram, na sexta-feira, na iniciativa Academia da Volta (na fotografia), dando algumas dicas a 90 crianças sobre como melhor andar de bicicleta.

Mas quanto à corrida, Joaquim Gomes, director da Volta, falou do mesmo pormenor de Rui Vinhas e explicou como será a terceira etapa: “O calor e a travessia da Serra de Bornes serão os principais obstáculos desta etapa. As primeiras dificuldades registar-se-ão logo no primeiro terço do percurso com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, onde estarão instalados dois prémios de montanha de terceira categoria. Com as três metas volantes, bonificáveis, instaladas na segunda metade da etapa - Santa Comba de Vilariça, Macedo de Cavaleiros e na primeira passagem em Bragança - será já em estradas brigantinas, com o Castelo Medieval como pano de fundo, que a derradeira selecção se fará. Provavelmente será um pelotão muito fraccionado que vai chegar ao final de etapa na Avenida D. Sancho I.”


Agora um pouco de história, esta será a nona vez que Figueira de Castelo Rodrigo recebe a partida ou chegada de uma etapa (será a sexta partida), enquanto Bragança recebe a decisão final pela 17ª vez, tendo sido uma das cidades integradas na primeira Volta a Portugal, em 1927. A última vez foi em 2015.

»»As conversas dos "entendidos" até à superação final de Rui Vinhas««

»»Só mais um pouco de Volta a Portugal para terminar««

Sem comentários:

Enviar um comentário