1 de abril de 2017

Foi quase, Rui! "O teu momento há-de chegar"

(Fotografia: Catherine Fegan-Kim/Axeon Hagens Berman)
Passando os olhos pelas redes sociais durante a manhã, uma mensagem chamou a atenção: "O teu momento há-de chegar." A frase acompanhava a fotografia aqui publicada. Rui Oliveira de mãos na cabeça depois de ter estado a centímetros da sua primeira vitória numa competição de estrada da UCI, a segunda etapa da Joe Martin Stage Race, nos EUA. Se tivesse acontecido teria sido um feito sempre importante na carreira de um talentoso jovem ciclista. Porém, mesmo o segundo lugar é de extrema relevância, pois estamos a falar de um corredor que em 2016 partiu uma perna, a primeira intervenção cirúrgica não foi bem feita e teve de voltar a ser operado, situação que lhe arruinou grande parte da temporada. Ainda assim e tendo em conta o que já tinha alcançado na pista, Axel Merckx confiou em Rui Oliveira e levou-o, juntamente com o irmão gémeo (Ivo), para a Axeon Hagens Berman.

O ciclista não escondeu os sentimentos mistos que o segundo lugar lhe proporcionou, mas certamente que se sentiu bem melhor quando leu a mensagem de Axel Merckx no Twitter: "Este miúdo partiu o fémur o ano passado foi operado em Dezembro para tirar a placa e já está ali! Respeito."
O director desportivo que está a acompanhar a equipa nesta competição também salientou de imediato o feito "tremendo" do jovem português. "É sempre de partir o coração quando se fica tão perto [da vitória]. Mas ao mesmo tempo, o Rui nem sequer estava a andar ainda há pouco tempo. Por isso, dar a volta desta maneira e estar no pódio de uma corrida da UCI é um grande passo em frente", afirmou Jeff Louder.

As declarações dos dois responsáveis demonstram não só o contentamento com Rui Oliveira, mas também comprovam como confiam no ciclista e como lhe estão a dar liberdade para recuperar a sua melhor forma ao seu ritmo e prosseguir a sua evolução depois do que aconteceu em 2016.

"Por um lado estou feliz por ter estado na discussão da vitória. Significa que estou em boa condição [física]. Por outro lado, perder por centímetros é muito frustrante. Estive tão perto de conseguir a minha primeira vitória UCI", desabafou Rui Oliveira, citado pela equipa, Axeon Hagens Berman. O ciclista português perdeu para um ciclista bem mais experiente. O argentino Lucas Sebastián Haedo (UnitedHealthcare) tem 33 anos, experiência a nível do World Tour e alguns resultados interessantes. Rui Oliveira tem 20 anos, está pela primeira vez numa equipa estrangeira e ainda na fase de adaptação à estrada depois de ter dado a Portugal os primeiros grandes resultados na pista com o irmão gémeo.

Ainda faltam outras duas etapas na Joe Martin Stage Race e Rui Oliveira é 14º a 24 segundos do líder Adam de Vos (Rally Cycling).

A 28 de Maio o ciclista sofreu a queda no Tour de Gironde, em França, que marcou o início dos problemas que condicionaram a época e depois o arranque da actual. Mas aí está ele. Rui Oliveira já luta por vitórias e aquela frase no Twitter tem muita razão de ser dado o talento deste ciclista: "O teu momento há-de chegar."


Sem comentários:

Enviar um comentário