15 de fevereiro de 2017

Para a Quick-Step Floors só existe uma forma de encarar as corridas: é para vencer, vencer, vencer

Gaviria venceu a etapa e vestiu três das quatro camisolas na Volta ao Algarve
Falar de outro resultado que não seja a vitória a um ciclista da Quick-Step Floors é quase uma ofensa. A equipa belga está a ter um início de ano fulgurante e já soma 11 vitórias em 2017, repartidas entre Fernando Gaviria (3), Tom Boonen (1), Maximiliano Richeze (2), Jack Bauer (1) e a estrela maior, Marcel Kittel (4). Na Volta ao Algarve o pensamento continua a ser só um: vencer. A equipa belga não se limita em pensar em preparar outras corridas, mas sim em somar mais triunfos, principalmente com Gaviria nos sprints e Daniel Martin no ataque às etapas de montanha e à geral. O colombiano já cumpriu logo na primeira etapa, o irlandês entra em acção esta quinta-feira, quando o pelotão entrar em terreno montanhoso.

Daniel Martin não veio à Algarvia só para ganhar ritmo. Foi parco em palavras, mas deixou bem claro ao Volta ao Ciclismo: "Tentamos ganhar todas as provas. A Volta ao Algarve é uma boa corrida para mim." Desde que chegou à Quick-Step Floors no ano passado, Martin recuperou a sua melhor versão. Reencontrou-se com as boas exibições e com as vitórias, parecendo terem ficado para trás os azares que pareciam persegui-lo na Cannondale.

O principal objectivo para este ano está definido: a Volta a França. E não há meio termo para Daniel Martin. Afirmou que estará no Tour para ganhar etapas e apostar no top dez. A Quick-Step Floors tem nos últimos anos ficado cada vez mais forte nas grandes voltas, mas não apenas nos sprints. Daniel Martin sente esse crescimento e o apoio de ciclistas que o podem ajudar a concretizar as suas intenções.

Mas, para já, é na Volta ao Algarve que está concentrado e esta quinta-feira, com a chegada ao Alto da Fóia, Martin poderá muito bem ser um dos animadores da etapa, pois não está por cá para aproveitar o bom clima do sul do país. O mote da Quick-Step Floors é vencer, vencer, vencer.

Fernando Gaviria tem seguido o lema à risca. Com apenas 22 anos, o ciclista é a prova que na Colômbia não se formam apenas trepadores. Está a confirmar todas as expectativas que recaíam sobre ele: é um talentoso sprinter com uma margem de progressão que deixa antever que se está perante um poderoso homem para este tipo de finais.

Na chegada a Lagos, Gaviria bateu com categoria nomes como André Greipel e Nacer Bouhanni - Mark Cavendish nem vê-lo - e vestiu assim a camisola amarela, vermelha e branca (liderança da geral, por pontos e da juventude). Já a da montanha foi para o canadiano Adam de Vos, da Rally Cycling.

Esta primeira etapa da Volta ao Algarve (Albufeira-Lagos, 189,3 quilómetros) teve João Benta como o grande destaque entre as equipas portuguesas. O ciclista da Rádio Popular-Boavista integrou a fuga do dia, mas na chegada em pelotão, foi Luís Mendonça - ciclista que este ano se estreia na elite nacional pelo Louletano-Hospital de Loulé - o melhor português, ao terminar na 12ª posição, seguindo-se Rafael Silva (Efapel), em 15º.

Esta quinta-feira a etapa começa em Lagoa (11:50), com o Alto da Fóia a receber mais uma vez um final em alto. Serão 189,3 quilómetros, com a chegada à meta prevista para perto das 17:00.




Veja aqui os resultados da primeira etapa e as restantes classificações.




                                     Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário