21 de janeiro de 2017

Transforme a sua bicicleta numa smartbike

A evolução da tecnologia ligada ao ciclismo - seja na vertente desportiva, lazer ou de utilização da bicicleta como meio de transporte - é cada vez mais um grande negócio. São vários os gadgets que vão aparecendo com diferentes funções. Aos poucos, ter "apenas" uma bicicleta já não chega. No Volta ao Ciclismo já mostrámos o cadeado que provoca vómitos a quem tentar roubar a bicicleta e também o carregador de telemóveis que funciona enquanto se pedala. Desta vez temos o Smarthalo que pretende transformar a bicicleta numa smartbike.

GPS, alarme anti-roubo, velocidade, distância, altitude, calorias, luz que se liga automaticamente quando está escuro e se desliga quando o "passeio" termina... O objectivo do Smarthalo foi basicamente juntar num dispositivo várias funções divididas por diferentes aplicações e/ou dispositivos.

Os criadores do Smarthalo garantem que, a nível de GPS, as direcções são dadas com tempo suficiente para as seguir em segurança e não se preocupe, se receber uma chamada ou uma mensagem, o Smarthalo avisará, mesmo que tenha o telemóvel guardado. Aliás, a intenção é mesmo essa, que o telemóvel possa estar guardado, mas claro que precisará dele para que o Smarthalo funcione.

Neste aspecto há que contar com uma limitação: a aplicação está disponível para Android e iPhone. Quem tem Windows Phone ou os resistentes do BlackBerry podem enviar mensagens para os criadores, pois os próprios admitem que se os "chatearem muito" eles criarão as aplicações necessárias para os outros sistemas operativos móveis.



Depois de uma campanha de crowdfunding para a produção do dispositivo, o Smarthalo foi colocado à venda em Dezembro e custa 179 dólares (cerca de 167 euros). Para já só pode ser comprado no site oficial.

O dispositivo pode ser instalado no guiador de qualquer bicicleta e, segundo os criadores, resiste à chuva, terra e neve... O seu sistema de segurança faz com que seja difícil ser retirado do guiador sem que se tenha uma chave própria para o efeito. Quanto à bateria, no chamado "uso normal", deverá durar cerca de três semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário