27 de janeiro de 2017

A longa espera terminou. Rui Costa voltou às vitórias e bem ao seu estilo

Um momento que Rui Costa tanto procurava: voltou a levantar os braços
para celebrar uma vitória (Fotografia: Facebook Rui Costa)
579 dias depois Rui Costa voltou a celebrar uma vitória. A ambição renovada para este ano comprovou-se logo na primeira corrida que está a fazer em 2017. Venceu a quinta etapa - a rainha - da Volta a San Juan. Mas mais do que um triunfo, esta conquista poderá muito bem ser o mote que o ciclista português procurava para se reencontrar com os melhores momentos. E há algo que já ninguém lhe tira: na história da UAE Abu Dhabi, Rui Costa ficará como o primeiro a vencer pela equipa do Médio Oriente.

Triunfou com um daqueles arranques que já o vimos fazer muitas vezes, mas que há mais de um ano não surtia o efeito desejado. Rui Costa enfrentou a altitude (mais de 2500 metros) do Alto El Colorado, nos Andes, enfrentou o vento de frente e de lado, enfrentou os constantes ataques numa daquelas etapas em que ninguém consegue pode estar desatento por um segundo que seja.

"Estou tão feliz... não imaginam o quanto é maravilhoso voltar a levantar os braços. Já tinha saudades", lê-se no diário que Rui Costa publica no seu blogue. O ciclista português admite que não teve as "melhores sensações" no início da etapa. Mas soube gerir o esforço, acompanhado pelos colegas de equipa. "Na subida derradeira estive sempre à espreita mas sem desgastar demasiado pois sabia o quanto longa e dura seria aquela montanha até ao risco final. O trabalho dos meus colegas foi fundamental e agradeço-lhes todo o apoio. Esta equipa começa da melhor maneira e a união do grupo é um ponto a nosso favor", referiu.




Rui Costa subiu à quinta posição da Volta a San Juan e está a 26 segundos do novo líder Bauke Mollema, quando faltam duas etapas para terminar a corrida. O holandês está a mostrar credenciais para a Volta a Itália, tal como o português, que vai estrear-se no Giro. A última vitória de Rui Costa havia sido nos Nacionais de Braga em 2015. Mas se o discurso desde que vestiu pela primeira vez a camisola da UAE Abu Dhabi já demonstrava um ciclista com uma motivação diferente da dos últimos dois anos na Lampre-Merida, esta vitória demonstra que Rui Costa está preparado para voltar aos grandes dias, que já lhe valeram três etapas no Tour e um Mundial, entre outros triunfos. 

Todas aquelas semanas de indecisão quanto ao futuro da equipa, com o patrocinador chinês a falhar e a ser necessário encontrar uma alternativa, estão claramente ultrapassadas e Rui Costa está apenas focado em competir. E a Liège-Bastogne-Liège, o seu monumento preferido, será certamente um dos grandes objectivos em 2017.

»»Volta a San Juan e o início de um Rui Costa de ambição renovada««

»»Rui Costa mostra novo equipamento e vai estrear-se na Volta a Itália««

»»Como uma corrida de Fórmula 1 ajudou a definir o futuro da equipa de Rui Costa««

Sem comentários:

Enviar um comentário