29 de novembro de 2016

Aos 32 anos conseguiu ser ciclista. Mas uma queda mudou-lhe outra vez a vida: uma perna foi amputada

(Fotografia: Kenyan Riders Downunder)
Samwel Mwangi pedalava nas ruas de Eldoret, no Quénia, trabalhando como taxista, mas com uma bicicleta. Foi assim que foi descoberto por Nicholas Leong, o fundador da equipa Kenyan Riders Downunder. Com 32 anos, Mwangi viu a sua vida mudar ao tornar-se ciclista a tempo inteiro, participando em várias competições durante 2016. Alternou entre resultados modestos e alguns top 20. Porém, a vida deste queniano deu novamente uma grande volta. Uma queda muito grave na recente Volta ao Ruanda levou os médicos a optar por amputar a perna esquerda.

A notícia foi recebida com algum choque, principalmente depois da Volta ao Ruanda ter sido tão falada nos meios de comunicação um pouco por todo o mundo pelas imagens impressionantes de apoio de milhares de pessoas. A competição foi ainda elogiada pelo seu percurso e pelas paisagens que proporcionou. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de um dos países mais pobres do mundo. Mas era nesssas estradas que Mwangi tentava mais uma vez mostrar-se. Foi na última etapa que aconteceu a queda que mudou a vida do queniano.

No Facebook da equipa lê-se que "Mwangi está a aguentar-se muito bem". "É uma inspiração desde a sua cama do hospital." É ainda referido que neste momento estão a estudar as hipóteses para o futuro de Mwangi.



A queda provocou o corte da artéria femoral, fazendo com que a circulação do sangue não chegasse à parte de baixo da perna. Por esta razões, os médicos optaram pela amputação, segundo o Cycling News.

Kenyan Riders Downunder estreou-se este ano, tendo no plantel maioritariamente ciclistas quenianos, mas também alguns australianos e neozelandeses. Pertence ao escalão Continental.

»»Ciclismo em África a crescer: ciclistas de qualidade e muito apoio do público««

Sem comentários:

Enviar um comentário