15 de setembro de 2016

17 segundos separaram Nelson Oliveira do pódio nos Europeus

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
O dia era histórico para o ciclismo europeu. Pela primeira vez a elite foi integrada nos Campeonatos Europeus pelo que os contra-relogistas lutavam por se tornarem os primeiros campeões. Nelson Oliveira era um dos candidatos, ainda que Jonathan Castroviejo fosse o principal favorito. O espanhol não desiludiu, mas o português ficou perto de um merecido prémio, mas na última parte do percurso acabou por perder algum tempo e deixou escapar uma presença no pódio. A holandesa Ellen van Dijk foi a vencedora nas senhoras.

“Queria, pelo menos, um lugar no pódio, mas não foi possível. Dei o máximo, mas sinto que quebrei na fase final e foi aí que perdi as opções de chegar às medalhas", explicou Nelson Oliveira, citado no site da Federação Portuguesa de Ciclismo. O ciclista português teve o segundo melhor tempo no segundo ponto intermédio, mas não conseguiu manter o bom ritmo até final.

Ficar à porta do pódio acabou por ser um resultado frustrante perante a ambição do quatro vezes campeão nacional de contra-relógio. "Ficar em quarto lugar provoca sempre um sentimento de maior frustração. Talvez o desgaste da viagem desde o Canadá tenha passado factura. Resta-me felicitar o meu companheiro de equipa Jonathan Castroviejo pela vitória", salientou, referindo-se ao facto de na sexta-feira e no domingo ter competido nas duas clássicas do Canadá, Quebéque e Montreal.

Ainda assim, o resultado permite continuar a consagrar Nelson Oliveira entre os melhores contra-relogistas, depois do sétimo lugar nos Jogos Olímpicos e do terceiro no esforço individual na Volta a França. E o português tem ainda de preparar a participação nos Mundiais, em Outubro.

A Movistar também ficou satisfeita por ver os seus dois ciclistas comportarem-se novamente tão bem num contra-relógio. Castroviejo tinha apenas o receio de não ter tempo para recuperar depois da presença na Volta a Espanha, mas o espanhol geriu muito bem o esforço e acabou por ser um claro campeão, terminando os 45,5 quilómetros do percurso em Plumelec, França, em 58,13 minutos, com uma média de 46, 894 quilómetros/hora. O pódio acabou por ter duas surpresas: o belga Victor Campenaerts ficou a 30 segundos de Castroviejo e o italiano Moreno Moser a 39 segundos.

Nelson Oliveira fez 59,09 minutos, ficando a 56 segundos de Castroviejo, mas apenas 17 o separaram do terceiro lugar.

Nas senhoras, Ellen van Dijk completou os 24,4 quilómetros em 36,41 minutos. No segundo lugar ficou compatriota Anna van der Breggen - campeão olímpica de fundo - a 18 segundos e em terceiro a russa Olga Zabelinskaya, a 23 segundos.

Hoje realizou-se ainda a prova feminina de sub-23, com a russa Anastasiia Iakovenko a sagrar-se campeã europeia com o tempo 39,36 minutos. Kseniya Tuhai (Bielorrússia), a 10 segundos, e Lisa Klein (Alemanha), a 12, completaram o pódio.

Para esta sexta-feira estão agendadas as provas de fundo de juniores masculina e feminina. Soraia Silva será a primeira a entrar em acção para cumprir os 69,5 quilómetros (8:00, hora portuguesa). Seguem-se Daniel Viegas, João Almeida, Pedro Lopes e Pedro Teixeira, que partem às 12:30 para os 125,1 quilómetros do percurso de Plumelec.

»»Vento não ajudou, mas foi um bom primeiro dia dos portugueses nos Europeus««

»»Elenco de luxo na estreia da elite nos Europeus««

Sem comentários:

Enviar um comentário